24.2.09

POUCOS DESTAQUES NUM ANO FRACO



A segunda noite do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio confirmou o que se suspeitava: a crise pegou o samba de jeito, contando ainda com a colaboração das crises internas entre as escolas. Foram poucos destaques entre as agremiações, que pouco ou nada empolgaram quem estava na Marquês de Sapucaí. De todo modo, aqui estão as avaliações.

  • Unidos do Porto da Pedra: O enredo sobre a curiosidade humana, de Max Lopes, prometia - mas, infelizmente, não cumpriu. O desfile foi cheio de problemas técnicos e ainda pode ser prejudicado por causa da complicação que atingiu o carro abre-alas.
  • Acadêmicos do Salgueiro: Apesar do samba-enredo um tanto sofrível, a alvirrubra da Tijuca fez uma das melhores apresentações do Grupo Especial - uma das poucas apresentações que possam ser consideradas boas, diga-se. Certamente, o melhor visual entre as 12 principais escolas. Houve alguns buracos por causa de problema de entrada de carros, mas nada que comprometesse tanto.
  • Imperatriz Leopoldinense: A escola de Ramos, que comemorou seu cinquentenário contando a história de seu bairro, fez um desfile aquém do esperado. A agremiação alternou carros luxuosos com simplórios demais, e seus integrantes foram um desânimo só, apesar do esforço.
  • Portela: A escola de Madureira contou o amor, contando com sua boa fase atual. Fez um desfile até certo ponto digno, mas não deve lutar pra acabar com o jejum de 25 anos sem títulos.
  • Estação Primeira de Mangueira: A escola nem parecia estar em crise, tamanha a garra demonstrada por seus integrantes. Se havia alguma pobreza nas alegorias, o material humano certamente compensou.
  • Unidos do Viradouro: A escola de Niterói não fez uma grande apresentação, encerrando o desfile. O enredo, apesar de ser de Milton Cunha, não foi lá muito bem desenvolvido. O fraco samba-enredo também não ajudou muito.

Bem, as cartas estão lançadas. Pra mim, o título ficará entre Vila Isabel, Beija-Flor (de novo) e Salgueiro. Império Serrano, Mocidade e Porto da Pedra lutarão pra não cair ao Grupo de Acesso.

Nenhum comentário: