21.1.10

A ALEGORIA DA SOLIDÃO


  • Filme: Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are, Estados Unidos, 2009)
  • Direção: Spike Jonze
  • Elenco: Max Records, Catherine Keener, Mark Ruffalo e vozes de James Gandolfini, Paul Dano, Catherine o'Hara, Forest Whitaker, Michael Berry Jr. e Chris Cooper

Quem nunca quis reinar sobre uma terra imaginária uma vez qualquer no início de sua vida, que atire o primeiro lápis de cera. O filme de Spike Jonze, baseado no livro infantojuvenil de Maurice Sendak, leva isso à risca ao contar a história de um pré-adolescente em crise que resolve fugir de casa e ter o seu próprio reino, num lugar muito distante de qualquer um que ele conheça. Um lugar onde ele possa superar a solidão com pinceladas de estranheza que funcione para isso.

O grande trunfo do filme, independentemente de ser fiel ou não ao livro que o originou, é o envolvimento da história sobre o espectador. Isso passa pela fotografia, pela trilha sonora, pelas atuações e locações... até pelos próprios monstros, que parecem assustadores mas são apenas gigantes peludões com os mais variados sentimentos humanos. A imaginação fértil do guri para ser rei parece não ter limites, até o momento em que ele descobre não ser bem assim.

Ao final do filme, não sabemos se isso ocorreu mesmo ou se foi apenas um sonho - não há nada que comprove a verossimilhança dos fatos ou o que dê a entender o que realmente houve. Compreensível: o mundo dos jovens é mesmo quase paralelo ao real. Por isso mesmo, é tão fascinante.

Nenhum comentário: