14.7.06

AGORA, O ANO COMEÇA (?)


Copa do Mundo encerrada, vamos voltar ao normal. Será? Do jeito que as coisas andam, dizem que o ano de 2006 só começará, pra valer, depois dos Jogos Pan-Americanos de 2007... Piadinha infame à parte, constata-se que é impressionante como as pessoas não conseguem pensar em duas coisas ao mesmo tempo.

Querem um exemplo? Antes da Copa do Mundo da Alemanha, só se falava sobre a Seleção Brasileira, aqui no Brasil. A imprensa e a torcida parecia ter-se esquecido de que havia outras 31 seleções no Mundial, incluindo aí a dona da casa. Antes do jogo contra a França, o otimismo dos jornais e da TV era impressionante, apesar do mau futebol que a Seleção apresentava até então. Dizia-se que o Brasil finalmente vingaria a derrota nas Copas de 1986 e 1998 (e vai aqui um mea-culpa: eu estava entre os otimistas, apesar da insatisfação com o nosso futebol em campo). Resultado: a pior atuação da Seleção em muito tempo, derrota por 1 a 0 e a mais precoce volta pra casa desde 1990. Depois do Mundial, evidentemente, o Parreira dançou. Felipão, bem-sucedido na seleção de Portugal (quarta colocada), foi posto como o grande favorito para sucedê-lo. Em vão: Scolari deve renovar com os portugueses até a Eurocopa de 2008.

E não é só no futebol que há esses tipos de problema. Quando algo importante acontece, parece que não há outras coisas ocorrendo. Durante a Copa do Mundo, só se falou de Copa do Mundo. Todos os anos, durante o Carnaval, só se fala de Carnaval (e olha que eu aprecio, e muito, o lado cultural da festa!). Os políticos corruptos, que aproveitam o desvio de atenção para praticar atos ilícitos, agradecem...

O consolo é que as eleições vêm aí, em outubro. Uma grande oportunidade de varrer a corrupção e renovar o Congresso, principalmente depois dos escândalos que o atingem desde o ano passado; assim como o Poder Executivo, que precisa de uma lufada de ar fresco. Mas a vida não se resume a um só assunto. Afinal de contas, como dizem os Titãs, a gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte!

Nenhum comentário: