11.5.07

O PAPA POR AQUI. ENQUANTO ISSO...



A visita do Papa Bento XVI ao Brasil (a quarta de um Sumo Pontífice ao país) deixa clara a intenção de fortalecer a Igreja Católica na América Latina - local, juntamente com a Europa, onde a fé católica é mais forte. E há a possibilidade de maior acesso ao atual Papa, visto até bem pouco tempo atrás como carrancudo e pouco carismático, em contraponto ao ocupante anterior do Trono de Pedro, João Paulo II (1978-2005). Bento XVI vem demonstrando boa vontade ao discursar em português, o que era inimaginável para um Papa até 1980, quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Além disso, o Papa vem seguindo coerentemente a linha conservadora do pontificado anterior, que se notabilizou no combate ao comunismo e no diálogo entre as demais religiões.

Mas a linha conservadora encontra resistência em vários setores da sociedade atual. Isso causa atitudes polêmicas, como a ameaça de excomunhão de políticos que apoiarem o aborto - o que, convicções religiosas à parte, demonstra intervenção nas leis políticas de outro país (não custa lembrar que, além de chefe máximo da Igreja Católica, o Papa é o chefe de Estado do Vaticano). Também há o combate às pesquisas com células-tronco, vitais para os tratamentos fisioterápicos, que podem salvar muitas vidas e melhorar outras tantas. Em nome da fé, não pode haver intromissões de modo que o desenvolvimento da ciência possa ser prejudicado. Há coisas muito mais importantes que possam ser feitas sem que se intrometa nas leis dos homens.

3 comentários:

patricia m. disse...

Ratzinger fala um portugues melhor que Lulla, eh bom notar. Hahahaha.

Blogildo disse...

Essa visita papal tá polêmica. Será que esse negócio de excomunhão é pra valer?

Daniel F. Silva disse...

Não sei, pode ser blefe ou ameaça. Mas o certo é que o Lula anda um tanto pilhado por estes dias. Isso porque o Bento XVI vem aparecendo bem mais do que ele...