28.12.05
VALEU, ANO VELHO!
22.12.05
O NATAL
16.12.05
OS HINOS DA AVENIDA (2ª PARTE)
- UNIDOS DO VIRADOURO ("Arquitetando Folias"): Pra mim, um dos melhores sambas do próximo Carnaval, apesar de muitos terem torcido o nariz. De um verso principal que chega a comover pelo lirismo da melodia (se bem que toda a melodia é lírica), o samba passa por versos que falam sobre a moradia, apesar da obviedade de alguns versos, que não comprometem o todo, desaguando numa homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. Altamente coerente com o enredo, caprichado em vários momentos.
- MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL ("A Vida que Pedi a Deus"): Comemorando seus 50 anos, a escola da Vila Vintém fez um samba sobre a qualidade de vida que não evidenciou muito o seu enredo - apesar disso, a melodia e a letra têm condições de crescerem na Avenida, como aconteceu em 2003.
- UNIDOS DE VILA ISABEL ("Soy Loco por Tí, America: A Vila Canta a Latinidade"): A escola da Vila Isabel não foi tão feliz como se esperava, quanto ao seu samba-enredo, como no ano passado. Mas defende o seu tema com alguma dignidade, com clareza de detalhes em relação ao enredo, abusando um pouco da língua espanhola.
- CAPRICHOSOS DE PILARES ("Na Folia com o Espírito Santo: O Espírito Santo Caprichou!"): Sem dúvidas, o pior samba do ano. Se, em 2005, a Grande Rio fez de seu samba um imenso comercial da Nestlé, a Caprichosos fez pior este ano, usando uma homenagem ao Espírito Santo como desculpa para fazer um imenso comercial dos Chocolates Garoto (que tem sua sede no estado). O título do enredo já começa a lambança: o nome do estado é repetido, fazendo o título ficar cansativo ao lê-lo. Com refrões como "Feito garoto me lambuzei" e "É chocolate na Avenida/Numa serenata, Pilares canta/Feliz da vida", fica impossível não receber unzinho do patrocinador. E o intérprete Clóvis Pê não colabora muito, soltando um esdrúxulo "É showcolate!!!", um dos piores trocadilhos da História do Carnaval. A escola vem namorando o rebaixamento há tempos. No que depender do samba de 2006...
- IMPÉRIO SERRANO ("O Império do Divino"): A escola da Serrinha vem lutando para retomar as suas tradições, depois de um longo período de decadência. Por esse samba, essa luta tem grandes chances de ser bem-sucedida. A letra segue o estilo clássico, e a melodia colabora para o bom acabamento da canção. Em matéria de obra-prima, o samba do Império só perde para o da Imperatriz, em minha opinião.
- PORTELA ("Brasil, Marca Tua Cara e Mostra para o Mundo"): Depois de um desfile desastroso no último Carnaval (quase caiu para o Grupo de Acesso), a Portela mostra-se disposta a correr atrás do tempo perdido, com um bom enredo e uma boa letra. O único problema é que a melodia não segue o bom nível, fazendo o samba ficar arrastado, e isso não é bom para os preparativos para o desfile.
- ACADÊMICOS DA ROCINHA ("Felicidade Não Tem Preço"): A escola da Rocinha volta ao Grupo Especial depois de nove anos e conta com o alto-astral de seu samba. O seu refrão principal promete ser um sucesso, e o samba fala dos contrastes entre uma vida de riquezas e a realidade da desigualdade social, contando esse enredo com leveza.
15.12.05
OS HINOS DA AVENIDA (1ª PARTE)
- BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS ("Poços de Caldas Derrama Sobre a Terra Suas Águas Milagrosas: Do Caos Inicial à Explosão da Vida... Água, a Nave-Mãe da Existência"): A escola de Nilópolis, que tenta o tetracampeonato, conseguiu um milagre (não tão surpreendente em se tratando da Beija-Flor, que tem a melhor ala de compositores do Carnaval): fazer um samba épico usando como tema um enredo caça-níqueis como a cidade mineira de Poços de Caldas. Como é de praxe, uma história delirante que tenha relação com o enredo: o risco de extinção da Humanidade por causa da falta dágua e da falta de amor do homem pela Natureza. Poços de Caldas ajuda o mundo a se manter como a grande fonte de águas naturais etc. De resto, bons versos e refrões bem cadenciados.
- UNIDOS DA TIJUCA ("Ouvindo Tudo o que Vejo, Vou Vendo Tudo o que Ouço"): Disparado, o samba-enredo mais decepcionante do ano! Depois de dois vice-campeonatos seguidos, em que mostrou enredos originais com sambas magníficos, a escola do Morro do Borel desta vez levará um samba oco, sem emoção nem carisma. É o mais vivo exemplo de como pegar um enredo criativo (a música) e fazer um saba chocho. Sem contar o cacófato do verso "Com a música, ganha o coração"...
- ACADÊMICOS DO GRANDE RIO ("Amazonas: O Eldorado É Aqui"): Bom samba-enredo vindo de um enredo repetitivo (o Amazonas, já cantado pela Portela em 2002). Uma letra bem didática para os moldes atuais, com riqueza de detalhes e bons versos. Uma das boas surpresas, com tudo para crescer na Avenida.
- IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE ("Um por Todos e Todos por Um"): Na minha modesta opinião, o melhor samba-enredo do ano. A escola da Leopoldina mostra um samba que lembra os hinos dos Anos 70 e do início dos 80. A letra que fala sobre Anita Garibaldi (embora o enredo tenha sido explorado pela Viradouro, em 1999) e a homenagem a Santa Catarina (mote inicial do enredo) contribuem para a letra e a música fazerem uma combinação emocionante. O ritmo, bem marcheado, também ajuda.
- ACADÊMICOS DO SALGUEIRO ("Microcosmos: O que os Olhos Não Vêem, o Coração Sente"): Letra mediana, mas que pode crescer no momento do desfile. Como é de tradição na escola, um refrão principal popular, que combine melodia e letra que "peguem". O enredo de Renato Lage, conhecido pela originalidade, poderia ser mais bem aproveitado pelos compositores, pois o samba não levantou do jeito que poderia.
- ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA ("Das Águas do Velho Chico, Nasce um Rio de Esperança"): A Mangueira fez um samba tradicional e não tão "engajado" quanto o da Independente da Praça da Bandeira, do Grupo B, que explora o mesmo tema e defende a transposição do rio São Francisco. A verde-e-rosa falou sobre as tradições culturais das regiões banhadas pelo rio, identificando-o com o Nordeste brasileiro. E o fez com uma melodia rica e letra coerente com o enredo.
- UNIDOS DO PORTO DA PEDRA ("Divina És Tu Entre as Mulheres do Brasil"): A escola de São Gonçalo não fez um bom samba. Arrastado, fraco e sem conteúdo, o samba não atende satisfatoriamente ao enredo sobre as mulheres. Refrões óbvios, cadência lenta, um dos piores do ano.
2.12.05
HORA DO DESCANSO
24.11.05
DEPOIS DE UM CURTO INVERNO...
...volto a esse espaço destinado a reclamar do inevitável. Principalmente sobre o destino que o Campeonato Brasileiro parece querer seguir, o da incredulidade absoluta. Mas esse é apenas um assunto irrelevante, perto da casca que vai se formando. Como, por exemplo, o jogo de cena do deputado federal José Dirceu (PT-SP), que muda visivelmente de tática, tornando-se até mais acessível - o que seria, dizem, inimaginável durante sua estada no cargo de ministro-chefe da Casa Civil - visando a sua escapada da cassação, devido a acusações de corrupção. Enquanto isso, o presidente Lula segue negando a existência do mensalão, e comparando o ministro da Fazenda, Antônio Palocci - em situação complicada devido a denúncias de irregularidades na prefeitura de Ribeirão Preto - a Ronaldinho, dizendo que pedir para tirá-lo do cargo seria o mesmo que pedir para tirar o craque do Barcelona.
14.11.05
ATRASOS E CONFUSÕES

Os amplos compromissos (como os estágios e os trabalhos na faculdade) me obrigam a não atualizar a página do jeito que gostaria, falando de assuntos como o amplo vandalismo nos arredores de Paris e a continuação da crise política brasileira (entremeada pelas acusações de financiamento estrangeiro à campanha de Lula à Presidência, em 2002). Apesar de não fazer a menor diferença para os internautas, peço desculpas pelo atraso.
1.11.05
HISTÓRIAS E MAIS HISTÓRIAS

Volto a escrever depois de um período atribulado, devido ao mês de trabalho que tive naquela lonjura chamada Caju (pelo menos da minha casa, no Cachambi, que fique bem claro), e a chapa esquenta em todo o país. No Rio, Bem-Te-Vi, o chefe do tráfico na Rocinha, foi morto por policiais (Foto: AP). Dois dias depois, seu sucessor foi assassinado (é o que dizem), como um último pedido de Bem-Te-Vi. E depois dizem que não existe fidelidade nos morros...
Em Brasília, o governo é acusado de ter recebido dólares de Cuba, quando Lula ainda era candidato à Presidência, em 2002. Os ministros negaram, mas o fato é que o Governo, à medida que o tempo passa, está se enrolando cada vez mais na própria incompetência. Só quero saber o que vai acontecer nas eleições de 2006... Se o Lula for reeleito, o mais provável é que seja pelo mesmo motivo que reelegeu Fernando Henrique Cardoso em 1998: falta de opção! (Mesmo porque o Brizola era o vice do Lula em 1998...) E o pior de tudo é que isso vai acabar acontecendo: os mais prováveis adversários deverão ser Serra e Garotinho!!!
19.10.05
SOBRE O REFERENDO
Como escrevi no post anterior, estou trabalhando temporariamente no TRE do Rio, para o referendo sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munição, que será realizado no próximo domingo, e agora expressarei minha opinião sobre este fato. Depois de pesar os prós e contras (não exatamente pela campanha, que acho ruim e pouco esclarecedora), decidi votar NÃO.
13.10.05
COMO TRABALHAR FEITO UM CÃO
Pra quem ainda me agüenta, peço desculpas por não atualizar esta página do jeito que gostaria. Desde a semana passada, me vi envolvido em provas na faculdade e num novo emprego (pela primeira vez depois de quase dois anos, oba!!! Vai chegar dindim na minha conta de novo!!!). Estou trabalhando (provisoriamente) como técnico de urna, terceirizado, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Até aí, nada demais. O único problema é que o serviço é longe paca!!! Tenho que pegar dois ônibus pra ir pra lá, andar muitos quilômetros pra pegar o ônibus pra voltar pra casa (ou melhor, ir diretamente pra faculdade, porque o expediente termina às 18 e as aulas começam às 19h10), a comida lá não é essas coisas, o ambiente é empoeirado (peguei uma gripe alérgica logo na primeira semana)... O diabo. Mas não vou desistir (mesmo ganhando apenas R$ 418 e alguns quebrados e sabendo que vou ser dispensado ao final do referendo, sobre cuja opinião poderei dar posteriormente). Pra quem ficou quase dois anos desempregado, não custa nada ter uma ocupação, não é mesmo? (Se bem que ainda tem o problema do estágio... Ê vidinha corrida!)
26.9.05
O HERÓI DAS ASTÚRIAS E A GRANDE DEBANDADA PETISTA

- O piloto espanhol Fernando Alonso sagrou-se ontem o primeiro de seu país a se sagrar campeão mundial de Fórmula-1. Também foi a primeira vez que um piloto se sagrou campeão no Grande Prêmio do Brasil, disputado em Interlagos. O título coroou a estrela do piloto da Renault que, mesmo tendo um carro inferior à McLaren, soube compensar essas limitações com muito talento e sorte - características parecidas com um certo Emerson Fittipaldi (recordista de menor idade de um campeão até ontem), que também foi o primeiro piloto de seu país a se sagrar campeão mundial de Fórmula-1, em 1972. Será que a Espanha seguirá o mesmo caminho de revelar ídolos no automobilismo, como o Brasil seguiu?
- Petistas históricos como Plínio de Arruda Sampaio (que concorreu à presidência do partido este ano) e Hélio Bicudo anunciaram suas saídas do PT (cerca de 400 militantes), insatisfeitos com os rumos que o partido tomou desde que assumiu o poder, em 2003. À exceção de Bicudo (que não revelou ainda para onde vai), os militantes anunciaram seu ingresso no PSOL, fundado pelos primeiros dissidentes do PT, expulsos do partido por discordarem da política econômica do Governo Lula. Sei não, mas estou achando que a "criatura" vai acabar superando seu involuntário criador, já nas eleições de 2006...
19.9.05
GRANDES ESPERANÇAS

O deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ; foto Agência Brasil) foi cassado na semana passada por falta de decoro parlamentar. Além deste fato e da prisão do ex-prefeito paulistano Paulo Maluf, há novas esperanças de que a pizza não será consumida no Brasil (e se for, que não seja na Capricciosa...). Mas isso tudo não será suficiente se a onda de punições inimagináveis até há bem pouco tempo parar por aí. O pessoal de Brasília deve marcar em cima, assim como a imprensa (que vem cumprindo bem o seu papel) e os formadores de opinião. Vamos mostrar a todos que o Brasil, sim, tem jeito!!!
10.9.05
FIO DE ESPERANÇA

O ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, se entregou na madrugada de hoje (foto: Folha Imagem) depois de ser acusado de formação de quadrilha. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, acusado de envolvimento em corrupção (propina para abrir um restaurante no prédio da Câmara), corre o risco de perder o mandato. Esses fatos dão um fio de esperança e podem dizer que o Brasil, sim, tem jeito. Mas os acusados têm táticas. Severino cogita apenas se licenciar (e não renunciar) da presidência da Câmara. E quem garante que a auto-entrega de Maluf (que "limpou" os cofres paulistanos durante seus inúmeros mandatos) não está apenas fazendo jogo de cena? Por isso, não dá pra comemorar nada, ainda.
5.9.05
A CAMINHO DA COPA

Ontem, a Seleção Brasileira se classificou para a disputa da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, ao golear o Chile por 5 a 0 (três de Adriano, um de Robinho - ambos na foto, AP - e um de Juan, que abriu a contagem). Desde as Eliminatórias para a Copa de 1986, o Brasil não se classificava com tanta antecedência - este ano, duas rodadas - e desde 1982 a Seleção não era tão favorita para conquistar um Mundial. Portanto, é hora de confirmarmos nosso favoritismo, e tomar cuidado com toda e qualquer vaidade - no momento, o grande adversário do Brasil nesta Copa será o próprio Brasil.
3.9.05
ATRASOS, ATRASOS...
29.8.05
FATOS E FOTOS
- A Velhinha de Taubaté não agüentou o tranco e passou desta para uma melhor, mas outra velhinha faz sucesso no Brasil. A Dona Vitória denunciou o tráfico num morro de Copacabana e tornou-se um exemplo. De superação do povo brasileiro (afinal de contas, ele já desistiu alguma vez?) e de como o Poder Púb
lico é inoperante...
- Nos Estados Unidos, o furacão Katrina corre o risco de ser o mais custoso da História dos Estados Unidos, ultrapassando os quase 21 bilhões de dólares de prejuízo causados pelo Andrew, em 1992. Quatro estados norte-americanos foram atingidos pelo fenômeno, incluindo a Louisiana (na foto ao lado, cidadão tenta proteger a bandeira dos ventos, numa rua de Nova Orleans). Só agora o Katrina começa a perder força, sendo rebaixado a furacão de categoria 1, mas ainda representa perigo. Dá nisso querer subestimar a força da natureza...
- No Rio, o cavaleiro Rodrigo Pessoa recebeu (com um ano e dois dias de atraso) a medalha de ouro no hipismo das Olimpíadas de Atenas. A cerimônia ocorreu durante a Conferência da ODEPA que visa a organizar os Jogos Pan-Americanos de 2007. Falando em Pan, o Estádio Olímpico João Havelange, no Engenho de Dentro, vai ficar uns 30 milhões de dólares mais caro por causa de uma raia que ficou faltando na pista de atletismo. A IAAF (Federação Internacional de Atletismo) recomendou fazer a tal raia. Sei não, se eu fosse o Comitê Organizador, eu mandaria a conta pra IAAF...
19.8.05
UM AMONTOADO DE ALGUNS DESTAQUES DA SEMANA (COM DIREITO A RETICÊNCIAS...)

- O exército de Israel começa a desocupação de todas as colônias judaicas na Faixa de Gaza, como parte do processo de paz com os palestinos. A atitude encontra muita resistência por parte dos colonos (foto ao lado, Reuters), por mexer em terras ocupadas desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Pessoalmente, acho este o caminho mais curto para a paz, passando pela criação de um Estado palestino independente e vizinho pacífico dos israelenses. Mas grupos terroristas palestinos avisam que não irão deixar as armas. Ou seja, se mesmo depois da independência da Palestina ainda houver ataques a civis israelenses, isso dá direito a Israel de revidar - o que pode levar a conseqüências imprevisíveis...
- Falando em terrorismo, hoje três mísseis lançados por um grupo que se diz ligado à al-Qaeda visavam atingir navios de guerra norte-americanos - mas erraram o alvo e atingiram um armazém e um hospital na Jordânia, matando um militar jordaniano. Isto é, os terroristas crescem de tamanho com tanta rapidez que o profissionalismo parece não atender à demanda...
- Em Brasília, a sucessão de escândalos continua: o ministro da Economia, Antônio Palocci, está sendo acusado de receber propina de empreiteiras quando prefeito de Ribeirão Preto. Se o presidente Lula não sabia dessa série de falcatruas, das duas uma: ou ele é muito ingênuo, ou ele anda precisando de um bom exame de vista...
- Imagens de TV revelam que o brasileiro Jean Charles de Menezes, morto após ser confundido com um terrorista no metrô de Londres, não estava trajado como a polícia inglesa havia descrito no mês passado. A polícia britânica (famosa por sua eficácia e excelência) já teve dias melhores...
12.8.05
TSUNAMI DE LAMA II: A MISSÃO

Petistas desesperados vão às lágrimas depois do discurso de Duda Mendonça, simbolizando o fim da esperança nascida com a eleição de Lula, em 2002. A avalanche de denúncias de corrupção (que, sabe-se agora, vêm desde as últimas eleições presidenciais) só confirma o que penso: nunca um Governo brasileiro cometeu tanta lambança em tão pouco tempo. Pra se ter uma idéia, nem o de Collor, que sofreu processo de impeachment. Só uma reforma política, daquelas radicais, pode resolver em parte o problema. O grande temor é que isso não possa ser suficiente...
10.8.05
O GRANDE ALÍVIO E O ROUBO DO SÉCULO


2.8.05
TSUNAMI DE LAMA

O Brasil está na lama. A situação está preocupante e é grave. A população exige respostas para os seus questionamentos. Não se sabe se as terá, mas se esforça para isso. Hoje, o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal José Dirceu (PT-SP) depôs na CPI da Câmara, observado por seu algoz Roberto Jefferson (PTB-RJ), que o denunciou por dar dinheiro semanal - o mensalão - para que membros do Congresso votassem a favor do Governo. O caso é um escândalo e tem que ser apurado, mas uma coisa é certa: a desilusão que tomou conta de muitos brasileiros com o Governo Lula (que era por muitos esperado desde 1989) dificilmente será apagada. O temor é que a decepção popular cause uma reviravolta negativa para a nossa política, como a ascensão do populismo e do clientelismo no país. Basta recordar (ou saber mais sobre) o Estado Novo de Vargas...
29.7.05
O NUDISMO FOI AO MUSEU

Nesse tempo de mensalões e bagunças no Governo-Diarréia (como diria o meu chapa Pee Careta), nada como uma notícia pra gente se divertir um bocado. Em Viena, na Áustria, devido ao forte calor do verão europeu, o museu Leopold liberou a entrada de pessoas com pouca ou nenhuma roupa para acompanhar a exposição A Verdade Nua, para que os vienenses e os turistas que não suportavam o forte calor de 30 graus (aqui no Brasil, essa temperatura é praticamente de inverno) ficassem à vontade. Como dizemos nós, que loucura!!! É o Abricó invadindo a capital austríaca...
25.7.05
O HOMEM ERRADO

Vejam o que a paranóia é capaz de fazer com as pessoas. Depois do segundo ataque em duas semanas em Londres (sem vítimas), a polícia londrina recebeu ordens de "atirar primeiro, perguntar depois", e logo na primeira vez depois de receber tal regra, houve um erro fatal... Um imigrante brasileiro, ilegal havia cerca de dois meses, foi morto por policiais numa estação do Metrô. Apesar dessa tragédia, temos que concordar que certos atos são compreensíveis - se bem que os tiros não poderiam ser na cabeça (local em que o brasileiro foi atingido sete vezes)... Digo isso porque, quer queiramos ou não, o mundo vive uma guerra. Existirão os protestos, mas essa é uma situação que todos nós temos que enfrentar.
21.7.05
VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO...

Meu Deus, será que vai começar tudo de novo? Eu sei, não foi tão grave quanto foi há duas semanas, mas que deve ter dado um susto, deve ter dado. Novamente, precisamos ressaltar a calma dos londrinos, já existente em 7/7, não tendo pânico depois das explosões - talvez por estarem escaldados com os atentados do IRA, ocorridos durante anos. Só queria imaginar o dia em que isso acontecer no Brasil... (Toc, toc, toc)
20.7.05
COMO TUDO COMEÇA
Escrevo essas mal-traçadas linhas com serenidade e transparência, buscando dar aos leitores momentos de diversão e bem-estar, para que possamos obter alguma distração nestes momentos tão difíceis pelo qual o nosso país anda passando. Para que possamos, ao final desta grandiosa leitura, fazer cada um a nossa contribuição para um Brasil melhor e mais produtivo, mais humano, mais justo. Vamos encarar esta apresentação como uma grande oportunidade de expandirmos a nossa grandeza, plenitude e alegria de viver.