16.12.05

OS HINOS DA AVENIDA (2ª PARTE)

Como prometido, aqui vão os sete sambas de enredo do Grupo Especial para o Carnaval de 2006:
  • UNIDOS DO VIRADOURO ("Arquitetando Folias"): Pra mim, um dos melhores sambas do próximo Carnaval, apesar de muitos terem torcido o nariz. De um verso principal que chega a comover pelo lirismo da melodia (se bem que toda a melodia é lírica), o samba passa por versos que falam sobre a moradia, apesar da obviedade de alguns versos, que não comprometem o todo, desaguando numa homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. Altamente coerente com o enredo, caprichado em vários momentos.
  • MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL ("A Vida que Pedi a Deus"): Comemorando seus 50 anos, a escola da Vila Vintém fez um samba sobre a qualidade de vida que não evidenciou muito o seu enredo - apesar disso, a melodia e a letra têm condições de crescerem na Avenida, como aconteceu em 2003.
  • UNIDOS DE VILA ISABEL ("Soy Loco por Tí, America: A Vila Canta a Latinidade"): A escola da Vila Isabel não foi tão feliz como se esperava, quanto ao seu samba-enredo, como no ano passado. Mas defende o seu tema com alguma dignidade, com clareza de detalhes em relação ao enredo, abusando um pouco da língua espanhola.
  • CAPRICHOSOS DE PILARES ("Na Folia com o Espírito Santo: O Espírito Santo Caprichou!"): Sem dúvidas, o pior samba do ano. Se, em 2005, a Grande Rio fez de seu samba um imenso comercial da Nestlé, a Caprichosos fez pior este ano, usando uma homenagem ao Espírito Santo como desculpa para fazer um imenso comercial dos Chocolates Garoto (que tem sua sede no estado). O título do enredo já começa a lambança: o nome do estado é repetido, fazendo o título ficar cansativo ao lê-lo. Com refrões como "Feito garoto me lambuzei" e "É chocolate na Avenida/Numa serenata, Pilares canta/Feliz da vida", fica impossível não receber unzinho do patrocinador. E o intérprete Clóvis Pê não colabora muito, soltando um esdrúxulo "É showcolate!!!", um dos piores trocadilhos da História do Carnaval. A escola vem namorando o rebaixamento há tempos. No que depender do samba de 2006...
  • IMPÉRIO SERRANO ("O Império do Divino"): A escola da Serrinha vem lutando para retomar as suas tradições, depois de um longo período de decadência. Por esse samba, essa luta tem grandes chances de ser bem-sucedida. A letra segue o estilo clássico, e a melodia colabora para o bom acabamento da canção. Em matéria de obra-prima, o samba do Império só perde para o da Imperatriz, em minha opinião.
  • PORTELA ("Brasil, Marca Tua Cara e Mostra para o Mundo"): Depois de um desfile desastroso no último Carnaval (quase caiu para o Grupo de Acesso), a Portela mostra-se disposta a correr atrás do tempo perdido, com um bom enredo e uma boa letra. O único problema é que a melodia não segue o bom nível, fazendo o samba ficar arrastado, e isso não é bom para os preparativos para o desfile.
  • ACADÊMICOS DA ROCINHA ("Felicidade Não Tem Preço"): A escola da Rocinha volta ao Grupo Especial depois de nove anos e conta com o alto-astral de seu samba. O seu refrão principal promete ser um sucesso, e o samba fala dos contrastes entre uma vida de riquezas e a realidade da desigualdade social, contando esse enredo com leveza.

Um comentário:

Anônimo disse...

valeu