2.5.06

A CARA-DE-PAU DO PEQUENO ANTHONY


O ex-governador e pré-candidato do PMDB à Presidência da República, Anthony Garotinho, ultrapassou todos os limites do bom senso ao declarar greve de fome no último domingo, em protesto contra reportagens divulgadas nas últimas semanas, que denunciavam irregularidades no governo Rosinha. E eu pergunto: e daí?

O ex-governador não tem credibilidade alguma para reclamar de tais denúncias. Há tempos, já desconfiava de seu projeto de poder. Faz doze anos, pra ser mais exato. Desde que, candidato pela primeira vez ao governo do estado (pelo PDT de Brizola, o que dispensa comentários), sofreu um acidente de carro e viu naquilo um "sinal divino". Logo vi que boa coisa não iria sair...

Eleito quatro anos depois, iniciou uma trajetória calcada na demagogia e no populismo, como não se via nem mesmo nos piores anos do brizolismo. Para isso, usou larga militância religiosa com o intuito exclusivo de angariar votos. Candidato à Presidência em 2002, não conseguiu seu objetivo em níveis nacionais - muito embora Rosinha tenha sido eleita governadora do Rio.

Nem o seu próprio partido o quer como candidato - tanto que tem dificultado ao máximo sua candidatura, preferindo se aliar ao governo Lula (apesar de ainda querer a candidatura própria). O ex-presidente Itamar Franco se ofereceu para representar o partido, o que deve contar com a maioria do apoio de seus correligionários. E somente Garotinho parece não perceber isso, dada a cegueira causada pelo excesso de ambição.

Que este seja o início do fim da era Garotinho - uma era baseada em intrigas, mentiras e cerceamento da liberdade de pensamento, assemelhando-se ao culto à personalidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc em gênero e Grau...é por isso que não sou Católico ou Evangelico...hoje eu sou Cristão...Jesus mesmo já sentenciou aqueles que usam de sua palavra para proveito próprio...e não venha me dizer que isso que esse Sr está passando é perseguição por ser Evangélico...se fosse mesmo porque ele ainda não se defendeu...desse jeito vai virar um palito...se bem que ele precisa emagrecer mesmo.

Let disse...

O mais triste nisso é saber que estamos num retrocesso político. Levamos centenas de anos para separar Estado e Igreja e agora vem políticos querendo reunir esses dois poderes novamente. E o pior: o povo, burro, aceita isso. Isso sim é lamentável.

Agora, cá entre nós: por mais que eu odeie o Garotinho, essa capa da Veja é uma das piores coisas que já vi nos últimos anos.