19.10.06

MOMENTOS DE TENSÃO


O grande assunto nos dias de hoje é a ameaça nuclear atualmente perpetrada pela Coréia do Norte, que recentemente fez um teste nuclear comprovado, e pode fazer outro teste nos próximos dias. A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice (na foto com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe), disse que os norte-coreanos poderão sofrer "graves conseqüências" se isso for levado a cabo.

Muitos críticos dos Estados Unidos dizem que a superpotência está no auge de sua hipocrisia, por ter um arsenal nuclear muito maior, e permitir que vários países aliados também o tenham. Mas pensem comigo: acham vocês que os aliados dos norte-americanos vão atacar alguém deliberadamente com armas atômicas?

Não garanto que os norte-coreanos (notadamente seu líder, Kim Jong-Il) pensem duas vezes antes de fazer algo que atente contra as liberdades pacíficas. Tanto que o governo da Coréia do Norte considerou "uma declaração de guerra" as atitudes da ONU contra o tal teste nuclear - as sanções contra o país, aprovadas pelo Conselho de Segurança. Logo se percebe que um governo como esse, que abusa do luxo enquanto seu povo passa fome, é altamente imprevisível. Assim como podem sê-lo as conseqüências, para um lado ou para outro.

Nenhum comentário: