26.10.06

UMAS PREVISÍVEIS MEGAFUSÕES PARTIDÁRIAS (e estamos apenas no começo...)

Visando a superação da cláusula de barreira, está havendo duas fusões partidárias consideráveis. Anteontem, três partidos que, aparentemente, não têm identificações ideológicas um com outro (PL, PRONA e PTdoB) anunciaram uma fusão, criando o Partido Republicano - se bem que acho que este nome deverá mudar. Em primeiro lugar, porque sua sigla (PR) será idêntica à do estado do Paraná (pra identificar um parlamentar paranaense do partido, vai ser um problema. Já pensou na seguinte situação: "Fulano de Tal, deputado federal, PR-PR"? Vai ficar bem estranho). Em segundo, já há um "Partido Republicano" - no caso, o PRB, o Partido Republicano Brasileiro, do vice-presidente José Alencar. Se chamar pelo nome todo e não pela sigla...

Uma hipotética mudança de nome não seria uma novidade - o próprio PRB, em seus primeiros dias de existência, se chamou PMR, Partido Municipalista Renovador. O mesmo partido também queria se chamar somente Partido Republicano, mas depois decidiram colocar o "Brasileiro" no nome.

Esta é a segunda fusão partidária visando a quebra da cláusula de barreira. A primeira é a iminente incorporação, pelo PTB, do PAN e do PSC, assunto já abordado aqui. Ainda deverá haver outras fusões partidárias - uma hipótese seria uma dos partidos cristãos (como PRB e PTC, por exemplo) ou dos de extrema-esquerda (como PSTU e PCO, que não elegeram ninguém para o Congresso Nacional). Mas terá que existir uma identificação ideológica, ou haverá desentendimentos e divisões dentro do mesmo partido.

ATUALIZAÇÃO DO DIA SEGUINTE (ou quase...): O PTdoB saltou fora, e o Partido da República (que bem podia se chamar PdR) fica só na fusão do PL com o PRONA. E mais uma fusão se anuncia: o PPS, o PMN e o PHS criaram o Partido da Mobilização Democrática (PMD).

Nenhum comentário: