18.8.07

O MINÚSCULO LITORAL CONTRA O PODER MULTINACIONAL



Todos devem saber do imbróglio que o presidente da Philips do Brasil (que também é um dos representantes do movimento Cansei) arranjou com o estado do Piauí, quando afirmou que ninguém sentiria falta do estado de menor litoral do Brasil (se era pra ter coisinha tão ridícula, seria melhor nem ter - estão aí estados ricos sem litoral, como Minas Gerais e Goiás que não me deixam mentir) se ele sumisse do mapa. Nem precisa dizer que muitos piauienses ficaram revoltados, numa onda de fúria só comparável àquela das populações muçulmanas com certas declarações do Papa, não faz tanto tempo assim. Alguns protestos se sucederam em Teresina, com direito a quebra-quebra dos produtos da marca holandesa, além de ameaças de boicote.

Como disse alguém, o nacionalismo é o último refúgio dos canalhas. Nem precisa dizer que, graças às declarações um tanto fora de propósito (embora não sejam exatamente falsas), os governantes piauienses aproveitaram para acirrar ânimos e vomitar um orgulho vão, sem motivo.

Mas tais atitudes servem também para afirmar seu "bolsa-esmolismo", visto que o Piauí (cujo governador é do mesmo partido do presidente) é um dos estados muito favorecidos pelos programas assistencialistas de que Lula tanto se orgulha. E com uma população tão manipulável, fica fácil afirmar seu lado "pobre-fashion", aquele que faz questão de orgulhar-se de ser pobre.

4 comentários:

Blogildo disse...

A Philips ainda faz aquele aparelho de Tv????

patricia m. disse...

Hahahahaha a tv eh dos anos 70... Com aquela caixa de madeira em volta, muito funny!

Saúvo Carrapatoso disse...

Deve ser daquelas TVs velhas e enguiçadas há mais de 20 anos (marca Philips, óbvio) que estavam no sótão da casa daquele tio véio no subúrbio do subúrbio do subúrbio de Teresina...

De repente, um piauiense mais revoltadinho teve uma idéia "jeniau" e resolveu protestar. E aí, aparece pro mundo inteiro pela Internet.

É, esse mundo tá perdido mesmo.

Anônimo disse...

O Piauí é um estado brasileiro assim como todos os outros... O SR. Paulo Zottolo disse o que queria, pediu desculpas e foram aceitas... Pq nos piauienses temos que nos furtar o direito de protestar???????? Ahhh e quanto ao litoral... ele pode ser o menor do Brasil, mas nos orgulhamos muito... Pesquise sobre o Parque Nacional Serra da Capivara... tombado como Patrimonio Cultural da humanidade... vcs falam tanto que os petralhas são ignorantes... so que vcs são tao ignorantes quanto eles...
Sem mais