17.3.10

TODAS AS TENSÕES DE QUALQUER GUERRA



  • Filme: Guerra ao Terror (The Hurt Locker, Estados Unidos, 2008)
  • Direção: Kathryn Bigelow
  • Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse, Evangeline Lilly, Christian Camargo

O grande vencedor do Oscar 2010 (com seis estatuetas: melhor filme, direção para Kathryn Bigelow, roteiro original, montagem, mixagem sonora e edição sonora) é um digno representante dos filmes de guerra que mostram como o psicológico é afetado em zonas de conflito. O desarmador de bombas, vindo de uma missão no Afeganistão, que substitui uma baixa na guerra do Iraque é o personagem principal de uma trama que mostra como soldados podem ser bem centrados ou totalmente desprovidos de qualquer senso de noção.

Às vezes, podemos nos surpreender com as pessoas, considerando-se seus comportamentos em zonas de risco. Para cumprir suas funções, o desarmador não mede esforços - chegando a, além de arriscar sua vida, colocar em risco as vidas de seus colegas de pelotão. Coisa de quem nada tem a perder? Nem tanto, visto que é o único do grupo a ser pai de família e, portanto, teoricamente ter maiores responsabilidades. Com o andamento do filme, percebemos que o risco e a falta de noção fazem parte da natureza do protagonista, que considera nada ter a perder - como fica mais claro à medida que a trama chega a seu desfecho.

Nenhum comentário: