17.1.11

E a história se repete, ano após ano...



Assim como dezembro é mês de Natal e tem especial do Roberto Carlos na TV, janeiro costuma ter temporal, enchente e deslizamentos de terra o tempo todo. Só ironizando mesmo pra lamentar a leniência de décadas das autoridades, visto que isso se repete todo início de ano e nenhuma providência efetiva é por elas tomada.

Ao mesmo tempo em que mais de 600 pessoas (e ainda contando) sucumbiam à tragédia na Região Serrana do Rio, menos de 20 pessoas morriam em enchentes (que, por sinal, pareciam bem mais intensas) na cidade de Brisbane, nordeste da Austrália. A discrepância entre os números é altamente explicável pelo comportamento das autoridades de cada região no que se refere aos preparativos para suportar condições adversas. Além disso, as políticas populistas daqui de permitir construções de moradias em encostas contribuem para a desgraça iminente.

Pelo menos um fato positivo foi retirado dessas notícias: a presidente Dilma Rousseff foi conferir o que houve pouco tempo depois das enchentes. Para quem não se lembra, em 2008 um desastre parecido atingiu o interior de Santa Catarina. Muitos catarinenses devem estar esperando por uma visita (ou por pelo menos uma atitude) de Lula, presidente na época e padrinho político de Dilma, até hoje, mais de dois anos depois da tragédia...

Nenhum comentário: