9.5.08

UMA HISTÓRIA SEM MOCINHOS



Em depoimento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, nesta semana, o senador Agripino Maia, líder do DEM no Senado, questionou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que afirmara ter "mentido muito" enquanto era submetida a sessões de tortura, durante o regime militar vigente no Brasil. Rousseff respondeu que a mentira se justificava, pois não era fácil sofrer aquilo tudo sem entregar nenhum companheiro.

De fato, o senador não teve uma colocação das mais felizes no tal depoimento. Mas será que muitos dos que estão hoje no governo eram mesmo os bonzinhos da história? Afinal, mesmo com todos os seus defeitos (não foram poucos), o regime militar brasileiro impediu que fosse estabelecida uma ditadura de esquerda, nos moldes da que existe até hoje em Cuba, raiz de inspiração de grande parte dos "revolucionários". Historicamente, ditaduras de esquerda são bem mais sanguinárias que ditaduras de direita. Além disso, havia terroristas dispostos a apelar à luta armada para impor um regime tão ou mais autoritário do que o vigente, inclusive fazendo uso de assaltos a bancos e ataques a bomba. Mesmo assim, era uma história sem mocinhos, visto que os militares usaram muitas vezes a truculência para obter informações.

O irônico é que, 23 anos depois do fim da ditadura, nuvens negras pairam sobre o país. Aqueles que sofreram há cerca de 40 anos agora estão no poder, e aproveitam o máximo das coisas com que sonhavam, fazendo uso de todo tipo de artimanha para encobrir os inúmeros erros que cometem. Se Dilma, durante o regime, mentia para proteger os companheiros, faz o mesmo agora, no caso dos dossiês. Desta vez, porém, para fins nada nobres.

2 comentários:

patricia m. disse...

A "ditadura" brasileira - eu prefiro chamar de governo militar - foi infeliz e incompetente no sentido de que nao eliminou idiotas vermelhos tais como a distinta senhora que voce colocou como ilustracao desse post.

Fosse boa mesmo e ela estaria ha muito a 7 palmos abaixo da terra.

Maria José Speglich disse...

Amenidades e Bobajadas.
Realmente é uma grande bobagem o que li no comentário acima.
Deve ser de gente que nem sabe o que é ditadura, apenas leu e nem assimilou.
Pior que bobagem é ignorência pura.