31.12.08

O FIM DE UM ANO JÁ COM CHEIRO DE ANTIGÜIDADE

O ano termina, e nasce outra vez.

Você deve estar se perguntando: "Pô, Simone numa hora dessas?!". Calma, rapaz. Nada como um pouco de bom humor pra terminar o ano. Agora, vamos ao que interessa.

O ano de 2008 acaba hoje, e juntamente com o ano de 2009 nasce a Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Algo que já vinha sendo discutido há quase vinte anos, mas decidiram implantar só agora. Pois bem: é a grande oportunidade de ensinar o povo a escrever direito. Se bem que isso ocorreu em 1945 e 1971, e de nada adiantou. Mas, enfim...

Não temos infra-estrutura (a partir de amanhã, infraestrutura) suficiente para um ensino de qualidade, todos sabemos. Décadas passaram e, até agora, nada. Agora, temos uma nova oportunidade que, mais uma vez, estamos desperdiçando. A ortografia entra em vigor amanhã e pouquíssimos setores da educação e do setor privado se deram conta disso. Só agora, nos últimos dias do ano, é que começaram a falar do assunto. Ainda temos que agüentar (ou aguentar) isso.

Menos mal que temos até 31 de dezembro de 2012 pra nos adaptarmos às novas regras. Até lá, vale a ortografia dupla. De minha parte, começo a aderir já amanhã - como professor de Português formado, sinto-me na obrigação de escrever corretamente. Senão, fica tudo com o maior jeito de antigüidade... digo, antiguidade.

(Ainda não me conformo com o fim do trema, mas a gente vai acabar se acostumando.)

Feliz Ano Novo a todos!

P.S.: Agora que eu vi que esta foi a mensagem de número 400 deste A&B. Rumo à mensagem 500!

(Ops, cuidado com a obsessão...)

Nenhum comentário: