1.1.09

UMA ESTREIA COM ELOQUÊNCIA

Como todos sabemos, juntamente com o ano de 2009, surgiu a nova Ortografia da Língua Portuguesa. Como escrevi no texto escrito ontem, último dia do ano, decidi aderir a ela de maneira integral neste primeiro dia, apesar de termos ainda quatro anos de grafia dupla. Afinal, como professor formado em Português e aspirante a aspirante a jornalista, a minha obrigação é a de escrever sempre corretamente.

Ainda que tenha que praticar o uso da escrita com maior frequência, minhas ideias para essa prática são as de sempre: muita leitura e um olhômetro ativo. Nem todos os portais da Internet e jornais e revistas aderiram de imediato, apesar de a maioria tê-lo feito. Por isso, busco sempre "modificar" mentalmente as palavras que estiverem na escrita antiga para a nova. Acredito que muita gente que se importe com o nosso idioma, que tenha cerca de cinquenta anos nos dias de hoje, o tenha feito na época da mais recente reforma ortográfica anterior a esta, em 1971.

Admito: sentirei saudades do trema e de alguns acentos que diferenciavam pronúncias. Mas aproveito para saudar a volta das letras K, W e Y de volta ao nosso alfabeto. Dou-lhes as boas vindas.

Tenho certeza que passarei bem por estas provas ortográficas. Sem pseudossabedoria nem contraindicações.

Nenhum comentário: