15.7.09

DIZ-ME COM QUEM ANDAS...



...que eu te direi quem és. Essa foi a frase que me veio à cabeça quando vi a foto ao lado, com o ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB-AL) aplaudindo Lula. Foi num discurso do atual presidente no interior alagoano, no qual ele defendeu os também senadores José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), seus também ex-rivais e atuais aliados, de críticas recebidas pela sociedade nos últimos tempos.

É uma demonstração de que o poder transforma e faz qualquer coisa ser perdoável. Mesmo casos de corrupção comprovados - e não estou falando daqueles que levaram ao impeachment de Collor em 1992. Tanto que Lula defende Calheiros e Sarney com unhas e dentes (mesmo porque estará em maus lençóis se fizer o contrário) e tornou-se o mais novo "amigo de infância" do Caçador de Marajás.

E eu pergunto: se o Brasil tivesse uma oposição tão ativa quanto na época de Collor ou mesmo na de FHC, a essa hora não estaria sendo discutido um plano de campanha convincente para o ano que vem? Certamente. Mas não há nenhum oposicionista que convença como potencial candidato em 2010. Dessa forma, com a oposição relapsa que temos, qualquer um que se apresente como governista já larga em vantagem. Haja paternalismo em mais quatro anos. Ou mais oito, se nada for feito até lá.

Nenhum comentário: