24.11.09

O IRÃ PODE SER MAIS BEM ACEITO... MAIS PROVÁVEL QUE O BRASIL SE QUEIME DE VEZ



A recente visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a fim de estreitar relações comerciais entre os dois países, pode ser interpretada de várias formas. Uma delas, a mais otimista, é a de que o carisma do presidente brasileiro pode ser determinante para uma melhoria das relações entre os iranianos e o Ocidente. Porém, considerando-se os seguidos e retumbantes fracassos da diplomacia brasileira nos últimos anos, parece-me pouco provável que isso vá acontecer.

Uma hipótese mais plausível é a de que o atual governo brasileiro quer afirmar um caráter mais, digamos, "independente" em relação às grandes potências ocidentais (Estados Unidos e União Europeia), que - não sem razão - estão com os cabelos em pé com essa aproximação entre brasileiros e iranianos. Afinal, Ahmadinejad representa um regime teocrático que governa o Irã com mãos de ferro há trinta anos, além de fazer declarações que cairiam melhor num boquirroto líder comunista stalinista e antissemita do que no chefe de Estado que ele é - ainda tem a questão do suspeitíssimo programa nuclear do país. Além disso, sua mal explicada reeleição - cujos protestos contra foram reprimidos com grande violência - não lhe dá procuração a fazer negócios comerciais com quem quer que seja, ainda mais com um regime que se pretenda democrático como o nosso.

Nenhuma surpresa no caso do governo brasileiro, infelizmente. Afinal, um país que se alia a ditaduras e se recusa a extraditar terroristas corre, no mínimo, um sério risco de cair em forte descrédito. Isso sem falar no caso do presidente deposto de Honduras na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Como eu disse, o grande carisma de Lula pode até ser um trunfo a favor dos iranianos, para que sejam mais bem aceitos na comunidade internacional. O mais provável, porém, é que o Brasil acabe se queimando de vez...

Um comentário:

Blogildo disse...

O problema é que o país não se queima. "O cara" fala e faz um monte de coisas esquisitas e os estrangeiros ainda se perguntam "de que lado está o Brasil". Tenha paciência.