5.11.09

ROTEIRO? BOBAGEM. A AÇÃO É O QUE IMPORTA


  • Filme: Besouro (Brasil, 2009)
  • Direção: João Daniel Tikhomiroff
  • Elenco: Aílton Carmo, Anderson Santos de Jesus, Jéssica Barbosa, Flávio Rocha, Irandhir Santos, Macalé, Leno Sacramento, Cris Vianna

O filme de estreia do publicitário João Daniel Tikhomiroff conta a história de um grande mestre de capoeira que luta contra a opressão a seu povo, na Bahia dos anos 1920. Na verdade, ele busca a redenção depois de falhar na proteção a seu mestre, do qual era encarregado. Algo semelhante a enredos de filmes de samurais e demais guerreiros orientais, inclusive nas cenas de ação que pontuam o longa-metragem.

Há um esforço em contar uma história que remeta ao misticismo dos cultos afro-brasileiros e da luta dos negros para obterem respeito dos demais setores da sociedade, nas décadas pós-escravidão. Mas é só vermos alguns minutos do filme para percebermos que o roteiro é o que menos importa - de fato, sim, são as cenas de ação que dão à capoeira um ar de arte marcial o seu ponto alto. Basta que cada um veja o filme como um bom passatempo, pois foi para isso que a produção foi concebida. E tem tudo para fazer sucesso comercial, pois trata-se de um filme de boa qualidade.

Um comentário:

Blogildo disse...

Quando a Africa encontra a China! Soh falta lancarem um game baseado no filme! Yeah!