30.3.10

E AGORA?


Pelo menos 39 pessoas morreram em atentados ocorridos ontem no metrô de Moscou, um dos mais movimentados do planeta. Supõe-se que os atos terroristas tenham sido perpetrados por chechenos, que lutam pela independência de sua região, de maioria muçulmana, no sul do país - a Chechênia foi anexada ao então Império Russo há mais de 150 anos. Os entreveros entre russos e chechenos existem, em maior ou menor grau, desde então, mas se intensificaram depois do fim da União Soviética, no início dos anos 1990.

O presidente russo Dmitri Medvedev pediu leis melhores para punir os terroristas e o ex-presidente e atual primeiro-ministro Vladimir Putin prometeu retaliar os atentados, dizendo ser questão de honra achar os mentores. Não será nada fácil, pois os russos levantaram suspeitas de que os terroristas chechenos tenham ligações com a Al-Qaeda, de Osama bin Laden, embora isso seja contestado por muitos.

Como percebemos, terroristas oriundos de uma região predominantemente muçulmana matam dezenas em um meio de transporte público, as vítimas prometem represálias e, no Ocidente, fala-se nada ou lamenta-se a sorte russa. O mesmo ocorre quando a China reage a protestos de muçulmanos uigures, como ocorreu no ano passado. Fico imaginando o que aconteceria se fosse um alvo norte-americano, britânico ou israelense o atingido: o que haveria de gente condenando as vítimas e as reações que viriam não seria brincadeira. É algo com o qual não deveríamos estar acostumados, como parecemos todos estar.

Um comentário:

patricia m. disse...

Eu concordo, mas veja a diferenca: a Chechenia faz parte da Russia e o Turcomenistao do Leste faz parte da China. Entao parte das pessoas considera isso como "problemas internos". Era quando a Inglaterra lutava contra o IRA, para ficar no caso ocidental.

Os terroristas que entram nos Estados Unidos em geral vem de fora. Se bem que eles estao comecando a ver home grown terrorists as well, coisa que antes eles achavam que so tinha na Europa. Nah, vide o majorzinho imbecil que atirou contra os colegas, vide o murcinha que foi pego em NY, tudo criado com leite americano.