26.1.07

OSCAR 2007: "OS INFILTRADOS"



Iniciando a série que fala sobre os indicados ao Oscar 2007, escrevo sobre o filme Os Infiltrados, dirigido por Martin Scorsese.

Trata-se de um excelente filme, baseado num filme de Hong Kong chamado Conflitos Internos. Por ser uma adaptação, estaria sujeita a comparações acerca de roteiro e atuações. Mas a produção é impecável pelo fato de seu roteiro estar perfeitamente adaptado à locação - no caso, a máfia irlandesa de Boston. E as atuações estão acima da média, com destaque para Jack Nicholson, injustamente esquecido pela Academia.

Ao mesmo tempo que há um homem de confiança do líder mafioso infiltrado na polícia, há um "raso delinqüente", aplicador de golpes, trabalhando para a polícia, visando desbaratar a organização criminosa. Em certos pontos, o espectador fica meio confuso (da forma positiva, se é que existe algo que seja positivamente confuso) quanto às relações de trabalho dos personagens principais. No mais, o filme se escora na sua ágil montagem, o que lhe confere um tom dinâmico, incomum nas produções dirigidas por Scorsese.

Indicações: Melhor filme, direção (Martin Scorsese), ator coadjuvante (Mark Wahlberg), roteiro adaptado e montagem

Um comentário:

Blogildo disse...

Não assisti ainda. Talvez essa seja a grande chance de Scorcese. Afinal o cara é talentoso e ainda não foi laureado!