28.1.07

OSCAR 2007: "DIAMANTE DE SANGUE"


Continuando a série que fala sobre o Oscar 2007, o filme de hoje é Diamante de Sangue, dirigido por Edward Zwick.

No fim do século passado, em Serra Leoa, um mercenário branco, de origem zimbabuana, e receptor de diamantes valiosos para uma grande rede européia do ramo, tem uma grande chance de um negócio vantajoso através de um pescador local (que fizera trabalhos forçados de exploração de diamantes para uma organização paramilitar que quer tomar o poder no país) que achou um imenso e valiosíssimo diamante cor-de-rosa. Para quem não conhece o assunto a fundo, as imagens da violência durante a guerra civil que devastou o pequeno país africano são assustadoras - embora não sejam muito diferentes daquilo que se vê nas comunidades carentes das nossas grandes cidades, principalmente no que se refere à falência do Estado no seu papel de combater o crime.

A dupla, junto com uma jornalista norte-americana que tem a grande oportunidade de fazer uma reportagem contundente sobre a situação de fracasso estatal que ronda o continente africano, entra num múltiplo jogo de interesses: o receptor, disposto a fechar negócio, depende do pescador, que quer salvar sua pele e a de sua família (inclusive a de um filho capturado pela milícia), que por sua vez depende da ajuda da repórter para conseguir esse objetivo. E isso não é tudo. Na verdade, um depende do outro para realizar seus desejos pessoais e profissionais.

Indicações: Melhor ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Djimon Hounsou), montagem, mixagem sonora e edição sonora

Nenhum comentário: