8.3.07

O "MONOPÓLIO DA MORAL" QUE PERTENCE À ESQUERDA


A visita do presidente norte-americano George W. Bush ao Brasil (assim como a outros países sul-americanos) causa protestos em muitos lugares do país - algo que remete à época da Guerra Fria, quando o mundo era dividido entre o capitalismo representado pelos Estados Unidos e o comunismo da União Soviética.

Algo tão previsível que chega a estar entranhado no nosso cotidiano - a figura do antiamericanismo - foi construído durante décadas por influências de movimentos de esquerda que existem no país, e insuflados pela Guerra Fria. No Brasil, o regime militar (1964-1985) serviu para que tal sentimento crescesse, por ter impedido que um governo de esquerda (no caso, o de João Goulart) se consolidasse no poder.

Até por influência dos movimentos esquerdistas no regime militar (somados ao combate aos oponentes deste mesmo regime, perpetrado pelos militares), fez-se a idéia errônea de que a direita representa todos os males, e de que a esquerda é o lado bom das coisas - o que chamo, ironicamente, de "monopólio da moral". Até por isso, costumo dizer que a ditadura militar brasileira, com todos os crimes oficiais cometidos, foi um mal necessário - afinal, fez com que o país não fosse tomado por uma ditadura esquerdista, nos moldes da que há até hoje em Cuba. Ditaduras de esquerda são, historicamente, mais sanguinárias que regimes totalitários de direita.

Pode-se acusar os Estados Unidos de terem inventado pretextos para invadir o Iraque. De fato, os norte-americanos fizeram uma intervenção desastrosa em terras iraquianas, e entraram num atoleiro de onde irão sair certamente com prejuízos. Mas o outro lado é bem pior. O comunismo é responsável pelos maiores genocídios do século passado. Do mesmo ramo esquerdista, vieram nada menos que o nazismo e o fascismo.

Mas sempre pode piorar: há indícios fortes de alianças de simpatizantes da extrema-esquerda com o islamismo radical. Em comum, eles têm o ódio a tudo que representa o capitalismo e o Ocidente (além dos norte-americanos, a Europa laica e, principalmente, Israel são os alvos preferenciais). Não por acaso, dão apoio às pretensões nucleares da Coréia do Norte e do Irã, somente pelo prazer de "peitar" a influência norte-americana.

Os Estados Unidos não são santos, isso é fato. Mas a "concorrência" é bem encardida (em todos os sentidos).

Leitura recomendada como complemento:

http://serjaocomentadoceu.blogspot.com/2007/03/reflexes-de-dona-anita-e-algumas-minhas.html

4 comentários:

Serjão disse...

Daniel: O antiamericanismo é antes de tudo um sentimento que no brasil tem duas causas: ou inveja de uma nção mais rica do que a nossa (que foi descoberta e colonizada muito pouco tempo antes)ou como "profissão" daqueles que precisam manter este discurso para conseguir pagar as contas.(sindicalistas, partidários etc) Concordo com alguns aspectos da revolução. O que se seguiria seria muito pior do que a "redentora". O que acho é que se mantiveram muito yempo no poder o que desgastou muito o regime. Quanto a aliança comuno-islã nada é mais estranho. Marx adoraria uma aliança do regime proletario com algo de viés religioso.

Um forte abraço

Walter Carrilho disse...

na verdade, tem um povo acostumado a fazer passeata.Se não é contra os EUA, é contra a lei da gravidade. Qualquer coisa serve...

Saúvo Carrapatoso disse...

Hipocrisia é foda!!!! Até parece que o Stalin e o Mao não mataram mais que o décuplo do que dizem que o Bushit anda matando no Iraque. Isso é falta do que fazer!

patricia m. disse...

Essas passeatas em Sao Paulo serviram bem para mostrar uma coisa: a estupidez brasileira. O brasileiro vai todo pimpao na Paulista meter pedra no Bush, mas para reclamar da violencia, da corrupcao, e dos NOSSOS politicos INFINITAMENTE piores, nao vai. Dai fica em casa mesmo que eh melhor.

Claro que la estao os revolucionarios por profissao, como aquele pessoalzinho NOJENTO da UNE. Logico que a UNE eh um trampolim para uma carreira politica promissora nas hordes do PT e outros partidos corruptos. O que eu nao me conformo eh da burra massa de manobra que vai la tambem, gritar palavras de ordem.

Li ate a burra massa de manobra gritando palavras de ordem em certos blogs amigos (nos comentarios, logico, porque nao tenho blogueiros amigos que gritam palavras de ordem contra o Jorgibushi). Eh de lascar. Teve uma garota que disse que tinhamos sim que mostrar ao Bush que temos peito. Eh mesmo? Hahahaha. Indiaiada, peguem seus tacapes e suas flechas!!! Vamos la mostrar ao gringo que somos valentoes! Pera la... Se somos tao valentoes assim, por que damos ate a bunda ao Chavecito e ao Evito??? Hahahahah eh de lascar viu...