3.2.09

CORAÇÕES E MENTES (OU "BEM-VINDOS AO PARAÍSO")



Os atos de vandalismo na favela de Paraisópolis, uma das maiores de São Paulo, possivelmente incitados por traficantes, usando como mero pretexto a morte de um morador (que, por sinal, estava num carro roubado e era foragido da prisão), fizeram pairar algo no ar: a baderna de origem ideológica.

Quem é do Rio, conhece o esquema e o entende bem: os traficantes (além deles, em outras favelas, também os milicianos, principalmente na capital fluminense), através de ações assistencialistas e que glorificam o lugar onde vivem, visam a dominação dos moradores locais, que não raro os veem como heróis (um exemplo evidente de manipulação coletiva), assim como passam a considerar os policiais o mal em forma de instituição. Algo parecido com o que existe no Oriente Médio, por exemplo. Falando nisso, está aí uma ótima oportunidade de entendermos o conflito árabe-israelense na Faixa de Gaza com fatos que ocorrem diante de nossos próprios narizes - quando começam a interferir no mundo mais civilizado com violência, tentando descontar suas frustações em outrem, para os atingidos o jeito é tentar parar com isso, por mais "desproporcional" que possa parecer. Mas vamos voltar ao assunto.

Não se sabe se por admiração, alienação ou por medo de represálias mesmo, os moradores das favelas obedecem como carneirinhos às ordens dos bandidos. Daí, as cenas de vandalismo que impactaram grande parte do país na noite passada. A mim, não impressionaram nem um pouco - porque já imaginava que a manipulação coletiva levaria a isso. Assim como o aumento da favelização nas grandes cidades brasileiras.

3 comentários:

patricia m. disse...

Chama a Rota e bota esse povo pra morr ops correr, eh isso que tem que ser feito. Ai que saudades de Maluf haha, dos tempos em que Deus cria e a Rota mata.

Chama o Bope, chama o Bope!

Frodo Balseiro disse...

Já reparou que sempre que alguém na "comunidade" é preso, ou morto, vem aquela conversa de que "era trabalhador e pai de família"?

patricia m. disse...

Frodo, nao, qq um daquelas alimarias que morre era "estudante". Como tem estudante na favela, meu Deus, se continuar com esse esforco todo o Brasil vai ser o primeiro do mundo em estudo.