11.2.09

UM CASO CURIOSO, INESPERADO E EMOCIONANTE


  • Filme: O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, Estados Unidos, 2008)
  • Direção: David Fincher
  • Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Henson, Jared Harris, Jason Flemyng, Joeanna Sayler

O filme dirigido por David Fincher - e recordista de indicações ao Oscar deste ano, com treze no total: melhor filme, direção (David Fincher), ator (Brad Pitt), atriz coadjuvante (Taraji P. Henson), roteiro adaptado, montagem, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, efeitos visuais, mixagem sonora e trilha sonora - é uma fábula com a incrível capacidade de emocionar plateias por onde passa.

Guardando muitas semelhanças com Forrest Gump, o Contador de Histórias (1994), de Robert Zemeckis, embora sob uma ótica bem diferente, a produção consegue a proeza de fazer algo extremamente improvável soar verossímil e, acima de tudo, emocionante. É a história de alguém que se sente no direito de abrir mão do seu grande amor por causa de suas limitações, que não são nada fáceis de encarar.

Mesmo tendo uma atmosfera tão mágica (da forma como conferi recentemente) e tendo um número grande de indicações, não sei se dará Oscar de melhor filme - o grande favorito é Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle, que vem ganhando tudo que é premiação pré-Oscar e contrariando um bocado o que escrevi aqui, no mês passado. Parece que nem os próprios distribuidores brasileiros acreditavam muito na saga anglo-indiana, tanto que o filme só deverá estrear aqui no mês que vem - talvez depois de décadas, o vencedor do Oscar de melhor filme só terá sua estreia no Brasil depois da cerimônia...

Um comentário:

patricia m. disse...

Nao vi ainda nenhum dos dois, tenho que catch up. (Ai que saco nao encontrar palavras portuguesas assim rapidamente no cerebro, de prontidao para virem a tela). Eu vi Revolutionary Road (traduziram horrendamente ai) e The Doubt. Muito muito bons.

Revolutionary Road, comprei o livro. Claro, claro, dez vezes melhor que o filme.