21.5.09

UM TALENTO QUE A INTOLERÂNCIA CALOU






  • Filme: Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei (Brasil, 2008)
  • Direção: Calvito Leal, Cláudio Manoel e Micael Langer

O documentário resgata a memória de um dos grandes intérpretes de nossa música, que passou do estrelato ao ostracismo por causa de uma combinação de fatores: autoconfiança, inveja alheia, patrulhamento ideológico e muita, mas muita intolerância.

Um dos astros da música brasileira na virada dos anos 60 para os 70, Wilson Simonal tinha tudo o que podia ter naquela época. Era capaz de despertar amor e ódio em uma sociedade que, à época, encontrava-se amordaçada pelo regime militar. Mas um erro cometido por ele causou consequências devastadoras, maiores do que as próprias causas que o motivaram.

O filme é eficiente na tarefa de levar o espectador a tirar suas próprias conclusões do caso. Mostra bem os detalhes do apogeu e da decadência, o que pode ser mostrado pelas aparições em programas televisivos, assim como os comerciais de TV que estrelou nas duas fases. Os depoimentos de familiares, amigos e até de desafetos enriquecem a produção ao detalhar o caso, e fazer até quem não viveu aqueles dias ter uma ideia do que foi aquela época.

Nenhum comentário: