16.2.10

A SORTE ESTÁ LANÇADA



O segundo dia do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, embora não tão brilhante quanto o primeiro, teve vários bons momentos na Avenida.

A Mocidade Independente de Padre Miguel entrou disposta a esquecer o sofrível desfile do ano passado, e parece que conseguiu. O enredo sobre os vários tipos de paraíso almejados pelo homem foi muito bem defendido pelos componentes.

A Unidos do Porto da Pedra teve um enredo cheio de possibilidades nas mãos, o mundo da moda. Mas, apesar da fácil leitura das alegorias, o desfile foi um tanto arrastado.

A Portela talvez tenha sido a grande decepção deste ano. A começar pelo enredo, sem relação alguma com as tradições da escola: o mundo da tecnologia, explorado com um chapa-branquismo que chegou a ser constrangedor.

A Acadêmicos do Grande Rio foi uma surpresa positiva, apesar do jabá descarado de seu enredo. A escola pegou um limão e fez uma boa limonada, falando sobre os 25 anos do Sambódromo - tendo como "pano de fundo", na verdade, os 20 anos do camarote da cervejaria que patrocinou o desfile.

A Unidos de Vila Isabel defendeu com alguma dignidade (o belo samba-enredo de Martinho da Vila ajudou bastante) o enredo sobre o centenário de Noel Rosa, o genial compositor do mesmo bairro da escola. Mas não vi um bom acabamento nas alegorias, ao contrário de grande parte das escolas do Especial.

A Estação Primeira de Mangueira fez uma boa homenagem à música brasileira, embora com um grande jeito de fim de festa, como convém à escola que fecha os desfiles. Sinto que faltou alguma coisa para que o desfile tivesse chance de ir mais longe.

A sorte está lançada. A grande campeã será conhecida amanhã na Praça da Apoteose. Pode ser que o Salgueiro conquiste o bicampeonato ou a Beija-Flor siga em sua trajetória vitoriosa, mas seria mais justo que, enfim, desse Unidos da Tijuca. Quem cai? Viradouro e Portela fizeram desfiles fracos, mas sempre há o temor de que a União da Ilha seja vitimada pelo olhar dos jurados que sempre tunga as escolas que subiram... A São Clemente (campeã do Grupo de Acesso de 2010) que se cuide.

Nenhum comentário: