23.2.06

OSCAR 2006: "CRASH: NO LIMITE"

O filme, dirigido por Paul Haggis, expõe as chagas dos preconceitos raciais nos Estados Unidos, usando como pano de fundo ocorrências em um prazo de dois dias. Tudo começa quando o carro de um promotor branco é roubado por dois negros. Desde então, tem-se uma sucessão de fatos que desbocam em acontecimentos surpreendentes.

A produção mostra o que pode acontecer quando um caldeirão multi-racial como o de Los Angeles está prestes a explodir - apesar de ser uma "explosão velada", se pode ser chamado assim. O roteiro mostra como qualquer um pode esconder seu preconceito, e como esse estado de coisas é varrido para baixo do tapete.

O co-roteirista e diretor de Crash: No Limite, Paul Haggis, já tinha dado mostras de seu talento quando roteirizou o difícil Menina de Ouro, dirigido por Clint Eastwood, ganhador do Oscar no ano passado. Através de sua estréia na direção, mostra que tem futuro para alçar vôos mais altos.

Indicações ao Oscar 2006: Melhor filme, direção (Paul Haggis), ator coadjuvante (Matt Dillon), roteiro original, montagem e canção original (In the Deep, de Kathleen "Bird" York e Michael Becker).

Nenhum comentário: