24.2.06

OSCAR 2006: "O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN"

O filme de Ang Lee conta a história de dois caubóis, na época heterossexuais, que descobrem o que sentem um pelo outro, talvez por causa do absoluto isolamento (eles trabalhavam juntos como pastores de ovelhas, na montanha de Brokeback).

Apesar de terem se separado (um deles era noivo e iria se casar; o outro se casaria algum tempo depois), eles não se esquecem um do outro; quando se reencontram, eles vivem essa paixão de forma intensa.

A produção explora bem os conflitos dos personagens, apesar de ter cenas um tanto desagradáveis aos olhos de alguns (como a cena em que "pinta" o clima entre os protagonistas, que não poderia ser mais explícita, apesar de não mostrar tanto). Confesso que não é uma sensação das mais agradáveis ficar vendo dois machos se agarrando, embora as locações tenham sido bem escolhidas, além de ter uma boa fotografia. A trilha sonora (obviamente, centrada na música country) também tem amplo destaque.

Esse é, pelo número de indicações (oito, o maior do ano) e pela quantidade de prêmios conquistados desde seu lançamento, o grande favorito ao Oscar deste ano - apesar de ser um tanto inferior, tanto em roteiro quanto em atuações, a Munique, Boa Noite e Boa Sorte e Crash: No Limite (devo assistir a Capote na próxima semana). Mas, como estamos na época de "prestar tributos"...

Piadinhas maldosas: vocês perceberam (pra quem já viu o filme) que a amizade (que se colorizaria) entre os caubóis cresceria depois de matarem e comerem um veado? Pra quem ainda não assistiu, percebam a grande quantidade de trocadilhos (pelo menos nas legendas em português) em relação ao verbo "dar", entre outros (com direito a pérolas do tipo "Você está duro? Deixa que eu dou!", se referindo a um empréstimo monetário).

P.S.: É só coincidência o fato de esse texto ser postado num dia 24, às vésperas do Carnaval. Falando nisso, bom Carnaval a todos. Se cuidem!

Indicações ao Oscar 2006: Melhor filme, direção (Ang Lee), ator (Heath Ledger), ator coadjuvante (Jake Gyllenhaal), atriz coadjuvante (Michelle Williams), roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora.

Nenhum comentário: