9.2.06

OSCAR 2006: "MUNIQUE"


Tem-se início a série sobre os filmes indicados ao Oscar 2006. Ela é aberta com o texto sobre o filme Munique, de Steven Spielberg.

Em setembro de 1972, terroristas palestinos, do grupo Setembro Negro, fazem atletas israelenses de reféns, na Vila Olímpica de Munique, durante os Jogos Olímpicos. A tentativa de resgate, feita pela polícia alemã, fracassa e termina em tragédia: todos os nove reféns são mortos, além de alguns terroristas e dois pilotos alemães.

O filme conta a história do que aconteceu depois: cinco agentes secretos são designados pelo governo israelense para eliminar os sobreviventes responsáveis pelo atentado. Spielberg fez o que é considerado o mais desafiador filme de sua carreira: mostrou que nada é absolutamente infalível. Não faltaram cenas de conflito entre os agentes secretos, devido a imperfeições durante os assassinatos seletivos. E houve a preocupação de se mostrar uma antiga norma: somente matar os responsáveis, ou seja, fazer com que inocentes fiquem de fora do caminho.

O filme chegou a ser acusado de "humanizar" os terroristas - mas as cenas do assassinato dos reféns, mostradas em formato de flashback durante os pesadelos e delírios do personagem principal, mostram claramente o "lado inimigo" da história do filme, muito bem produzido, por sinal. E há a moral da história: não importa o que você faça para se vingar, sempre haverá quem se vingue depois...

INDICAÇÕES AO OSCAR 2006: Melhor filme, direção (Steven Spielberg), roteiro adaptado, montagem e trilha sonora.

Nenhum comentário: