15.4.07

E A REELEIÇÃO, COMO FICA?

A reforma política brasileira pode incluir o fim da reeleição como um de seus objetivos. Em cargos ditos "menores" do executivo, como os de governador e prefeito, na minha opinião, a medida não se justifica, principalmente se o mandato continuar com a duração de quatro anos. Para o Senado, que tem duração de oito anos, no máximo uma reeleição.

Só acabaria com o direito para o cargo de presidente da República - desde que o mandato presidencial passasse de quatro para seis anos, para que não haja "anos eleitorais extraordinários", exclusivos para esse tipo de eleição e que resultariam em gastos, a meu ver, desnecessários (o que ocorreria se o mandato aumentasse de quatro para cinco anos). Alternadamente, haveria eleições presidenciais ora nos mesmos anos de eleições proporcionais (para governador, senador, deputados federais e estaduais ou distritais), ora nos mesmos anos de eleições municipais.

3 comentários:

patricia m. disse...

Ainda nao tenho opiniao formada sobre o assunto. Nao consigo enxergar tanto mal na reeleicao, pelo menos em paises decentes como os EUA...

Talvez o problema do Brasil nao seja a reeleicao, mas a propria natureza de seu povo. Vez ou outra bato nessa mesma tecla. Talvez com eleicoes distritais, ao inves de representacao direta, as coisas tambem fossem outras.

Daniel F. Silva disse...

E ainda tem a velha mania brasileira do individualismo em detrimento da coletividade. Os eleitores em geral (não todos, é verdade) somente costumam reeleger candidatos quando sentem que suas vidas melhoraram isoladamente, não quando o governante fez um bom mandato, fazendo a economia crescer e a região melhorar, por exemplo. Isso explica, em grande parte, a reeleição de Lula no ano passado, por causa das seguidas bolsas-família ou outros projetos eleitoreiros.

Ainda conheço pouco do voto distrital e acho que, no mínimo, levará muito tempo pra ser implantado no Brasil - mas, pelo pouco que li sobre ele, pode ser uma boa solução. Basta que seja bem acompanhado e compreendido, desde o início.

Blogildo disse...

Também não tenho opinião formada. Mas já afirmo que é muito conveniente para Lula querer debater isso agora que ele está reeleito.