24.4.07

AS CONSEQÜÊNCIAS CULTURAIS DA OPERAÇÃO FURACÃO...


A Operação Furacão, divulgada há quase duas semanas, revelou ligações entre magistrados da Justiça, bicheiros e donos de caça-níqueis. No domingo seguinte, em entrevista à TV, o delegado responsável pela operação afirmou que havia "fortes indícios" de que teria existido manipulação nos resultados do desfile das escolas de samba deste ano. Mas o fato é que, até agora, não há provas contundentes e convincentes que o título do Carnaval 2007 ganho pela Beija-Flor tenha sido manipulado, apesar da enorme diferença de pontuação entre a campeã e a vice. A minha opinião é a seguinte: se houve alguma mutreta, ela foi absolutamente desnecessária, pelo fato de a Beija-Flor ter sido campeã com absoluta justiça (leiam o que achei do desfile aqui).

Mas se for comprovada armação, o título fica irremediavelmente manchado. Embora ache essa história completamente sem sentido, pois no ano passado a azul e branca de Nilópolis foi quinta colocada, depois de um tricampeonato (2003/2004/2005) e de um tetravice (1999/2000/2001/2002). Alguns desconfiam de que o tri da Beija-Flor tenha sido a origem da riqueza da escola, através das estreitas ligações entre seu presidente de honra, Aniz Abraão David, e o presidente da LIESA, Aílton Guimarães Jorge, ambos presos durante a operação. Mas se tal crítica proceder, metade dos campeonatos das escolas de samba através dos tempos teria que ser investigada...

Mas que tais investigações sejam bem-sucedidas, para que não haja mais desconfianças em relação à lisura das notas dos jurados, das justificativas, das promoções, dos rebaixamentos... Afinal de contas, como disse alguém, a única coisa que é séria e dá certo no Brasil é o Carnaval. E que a LIESA desista de uma vez por todas de botar só 12 escolas no Grupo Especial (não tem nada a ver com uma suposta manipulação, mas não resisti - digo isso porque uma hipotética decisão sobre esse caso deve passar, primeiramente, pela troca de comando da Liga).

Um comentário:

patricia m. disse...

Daniel, numa boa, eu nao estou nem ai para o carnaval do Rio de Janeiro, tanto faz quem ganhou ou perdeu. Deveriam abolir o carnaval, a negada so pensa em diversao ao inves de pensar em problema serio.

A questao toda eh indiciar esses juizes e ladroes de colarinho branco, se a Beija Flor merece ou nao, eu ja te digo de cara, nao assisti ao desfile (nunca assisto) mas sou Mangueira de coracao!

Haha. ;-)