27.4.07

NÃO É NADA, NÃO É NADA, MAS JÁ É ALGUMA COISA

Nesta quinta-feira, numa votação um tanto apertada (12 a 10), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Se nos lembramos da luta feroz do governo federal para evitar essa medida, esse primeiro passo já pode ser considerado uma vitória.

É inegável que o brutal assassinato do menino João Hélio há dois meses, de certa forma, reacendeu a discussão sobre o assunto - mas os menores são usados para encobrir crimes cometidos pelos adultos há tempos. Só que os problemas da nossa Justiça são muito mais complexos. A redução da maioridade penal pode ser um começo de um caminho. Que promete ser bem longo, e penoso. Que nossos parlamentares tenham a coragem necessária para mudar o que deva ser mudado. O que passa, principalmente, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Para que saibam mais detalhes e minhas opiniões a respeito desse assunto, leia o texto que escrevi na época do crime que chocou o país.

2 comentários:

Blogildo disse...

Até que enfim, né?
O pior é que isso não chega a resolver coisa alguma. Como vc disse, não é nada, mas já é alguma coisa.

Outras coisas ainda estão por vir.

patricia m. disse...

Eh, alguma coisa tem que ser feita. Nem que seja isso. Pena de morte, prisao perpetua, outras coisas virao, com o tempo, eu espero.