19.9.08

EM TERRA DE CEGO...


  • Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, Brasil/Canadá/Japão, 2008)
  • Direção: Fernando Meirelles
  • Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Danny Glover, Alice Braga, Yusuke Iseya, Sandra Oh

Uma estranha epidemia de "cegueira branca" que acomete uma cidade não-identificada é o enredo principal do mais novo filme do mais bem-sucedido diretor brasileiro dos últimos anos. Mas os seus desdobramentos mostram o quanto sórdido pode ser o homem, quando pensa ser o superior dentre todos os que estão por baixo, mal sabendo que alguém pode fazer a diferença.

Apenas uma pessoa consegue ficar de fora dessa epidemia, sendo imune à doença. Mesmo assim, ela se iguala às demais, sofrendo tudo o que os outros sofrem. Um nobre exemplo de altruísmo presente na produção, adaptada do livro homônimo de José Saramago. Esqueçam quaisquer pinimbas ideológicas que possam ser interpretadas pelo espectador, conhecendo o histórico do autor do livro, e curtam o momento que lhes é oferecido por Meirelles.

Pra quem não leu o livro, como este que vos escreve, uma boa oportunidade para conhecer a obra. Quem leu deve ter curtido a adaptação, sem muitas restrições. O próprio Saramago afirmou que o filme reproduz dignamente o que está escrito no livro. Portanto, não há muito o que discutir...

Nenhum comentário: