5.9.08

OS OBSTINADOS


  • Filme: Os Desafinados (Brasil, 2006)
  • Direção: Walter Lima Jr.
  • Elenco: Rodrigo Santoro, Cláudia Abreu, Selton Mello, Ângelo Paes Leme, Jair de Oliveira, André Moraes, Alessandra Negrini

O filme de 2006 (que, por causa desses caprichos que só há no cinema brasileiro, só foi lançado em circuito comercial dois anos depois - por coincidência, durante as comemorações dos 50 anos da Bossa Nova) mostra a saga de cinco amigos - quatro músicos e um cineasta - que enfrentam todos os tipos de perrengue pra fazer sucesso com prazer, fazendo música, de carona na onda brasileira que ditava moda naquele início dos anos 60, com nomes como João Gilberto e Tom Jobim. A epopéia, com todas as alegrias e tristezas em sua caminhada, é recordada por quatro deles nos dias atuais, num encontro realizado por motivo de força maior.

O filme é agradabilíssimo porque mostra como esses cinco amigos são obstinados na luta pela realização de seu sonho, através de seus próprios esforços. Além disso, mostra uma época saudosa por quem a viveu e admirada por quem nasceu depois. Isso tudo emoldurado por uma trilha sonora que é uma festa para ouvidos apurados.

O final do filme representa a amizade que jamais se encerra, apesar dos vários desentendimentos que sempre entram pelo caminho. Coroa uma excelente demonstração de um cinema musical brasileiro de qualidade, que merece fazer sucesso sempre. Excelente reconstituição de época, fotografia que auxilia a vivacidade da produção, grandes atuações que fazem valer a pena admirar aqueles que lutam por um ideal, da forma mais honesta possível.

Nenhum comentário: