24.3.09

JK CONTRA O FURACÃO



  • Filme: Bela Noite para Voar (Brasil, 2005)
  • Direção: Zelito Viana
  • Elenco: José de Abreu, Mariana Ximenes, Marcos Palmeira, Cecil Thiré, Júlia Lemmertz, Wolf Maya, Felipe Wagner, Tadeu di Pyetro

O filme de 2005 (que, por um desses absurdos existentes no cinema nacional, só estreou nas salas quatro anos depois) cumpre bem seu papel ao verter para o celuloide um romance de mesmo nome (escrito por Pedro Rogério Moreira e adaptado pelo próprio diretor Zelito Viana), que conta uma aventura presidencial nos anos 50. Um filme curtinho (menos de uma hora e meia de duração) e bem razoável, mas esquecível tão logo você sai do cinema.

Como destaques, há as boas atuações dos protagonistas José de Abreu (que, na mesma época, gravava a minissérie JK no papel de Carlos Lacerda, interpretado no filme por Marcos Palmeira) e Mariana Ximenes, e a boa caracterização de época, com direito a filmagens no Palácio do Catete e no Palácio Tiradentes (a antiga Câmara dos Deputados, atual Assembleia Legislativa).

A história? Bem, como ressaltei, foi uma aventura presidencial. Em todos os sentidos: um dia de compromissos (entre visitas ao governador de São Paulo, Jânio Quadros, em plena madrugada e à construção de Brasília) de Juscelino Kubitschek como líder da Nação, que culminaria no encontro com sua bela amante em sua Minas Gerais natal. Porém, o presidente não desconfia que há uma conspiração contra ele, mesmo tendo sofrido problemas no início de seu mandato. Um filme agradável e de final feliz, ainda mais com o ingresso barato.

Nenhum comentário: