
- Filme: Se Beber, Não Case! (The Hangover, Estados Unidos, 2009)
- Direção: Todd Phillips
- Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham, Sasha Barrese, Jeffrey Tambor, Ken Jeong, Rachael Harris, Mike Tyson
A comédia de Todd Phillips (o mesmo diretor da série Anos Incríveis, sucesso nos anos 90) é um grande sucesso, mesmo sem contar com atores muito conhecidos no seu elenco. Custou cerca de 35 milhões de dólares (uma ninharia), e faturou cerca de dez vezes mais. Não por acaso: o filme ajuda a preencher uma lacuna de que muitos se ressentiam, a de filmes de humor adulto que fazem rir sem apelar para a pura escatologia, além de mandar o pensamento politicamente correto para o espaço.
Um grupo de quatro amigos sai da Califórnia para passar uma noite em Las Vegas, visando a comemoração do casamento de um deles. Só que a despedida de solteiro foi, digamos, mais "animada" que o normal: após acordarem de uma ressaca braba causada por excesso de bebida e uso de algumas substâncias ilícitas, eles constatam que a sua vida revirou completamente. Não bastasse um deles estar desaparecido (justamente o noivo, na véspera do próprio casamento!), eles se envolvem numa trama que envolve um bebê, um dente extraído sem anestesia, um outro casamento feito às pressas e de porre, a máfia chinesa e o tigre de estimação do ex-pugilista Mike Tyson (!!!).
O andamento do filme leva o espectador a montar o quebra-cabeça que envolve os viajantes, à medida que o roteiro avança. A produção é bem dinâmica, fazendo acreditar que os fatos relatados, apesar de absurdos, poderiam perfeitamente acontecer de verdade. O sucesso foi tamanho que uma continuação já está a caminho. Esperemos que seja tão bom (e engraçado) quanto o original.