11.8.09

OS APROVEITADORES ATACAM NOVAMENTE

Nesta segunda-feira, o Ministério Público de São Paulo pediu para a Justiça abrir ação criminal contra a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, acusando-a de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, principalmente na compra de emissoras de rádio e televisão. Sabe-se que a movimentação financeira que a IURD mantém graças a seus fiéis, que não raro mal têm condições de se sustentar, é superior à de várias empresas de grande porte. Isso é seguido por várias correntes neopentecostais do protestantismo, que vieram no rastro da Igreja Universal (como a Igreja Internacional da Graça de Deus, comandada por um cunhado - e desafeto - de Macedo, e a Renascer em Cristo, do famoso casal Hernandes), em contraponto às correntes mais tradicionais, como a Assembleia de Deus e a Igreja Presbiteriana.

É sabido que o caso não terá a repercussão devida, muito em parte por causa de alguns de seus empregados indiretos, como Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha e Rodrigo Vianna, jornalistas opinativos (com grooving, como diz Yashá Gallazzi) da Rede Record. E também por algum medo, visto que a seita usa de intimidação para rebater acusações contra ela. Também é notório o atual envolvimento da IURD com o governo Lula - o Partido Republicano Brasileiro apoiou sua reeleição em 2006 e faz parte da base governista (um de seus filiados é o vice-presidente José Alencar). Além disso, um dos maiores nomes do PRB é o senador Marcelo Crivella (RJ), sobrinho de Macedo, pastor da IURD e candidato a todos os cargos no Executivo no Rio desde 2004 (no ano que vem, deverá tentar se reeleger senador) - o curioso é que, naquela época, ele era de oposição ao governo federal.

Mesmo achando difícil que o castelo iurdista desmorone ainda que a longo prazo, não deixa de ser um alento a ação que os promotores estão fazendo para conter esse festival de ilegalidades. A Igreja Universal zomba da Lei. Faz um monte de falcatruas, ganha milhões por ano em todo o mundo prometendo o que não conseguirá dar, promove a intolerância em grande parte dos casos - e ainda usa essas pessoas que diz ajudar para posar de vítima. Mesmo que não passe pelo crivo da Justiça dos homens, porém, será difícil passar pela Justiça divina.

Um comentário:

patricia m. disse...

Edir Baba e os 40 ladroes tem que ir mais eh para o xilindro! Cadeia neles. E tomara que esses pobres ignorantes seguidores dessas seitas estupidas se liguem... Vai ser burro assim tb la na China.