- Filme: Distrito 9 (District 9, África do Sul/Nova Zelândia, 2009)
- Direção: Neill Blomkamp
- Elenco: Sharlto Copley, Louis Minnaar, Vanessa Haywood, Mandla Gaduka, David James, Robert Hobbs
Um dos filmes mais surpreendentes do ano, a ficção científica sobre uma colônia extraterrestre que vive nas favelas de Johanesburgo é um pseudodocumentário misturado a um eficiente thriller que prende a atenção do espectador, e o faz refletir sobre como pode haver tantos explorados e exploradores, e sobre como essas características se misturam.
O extinto regime do apartheid é retratado de forma apenas referencial, visto que os ETs não conseguem se esforçar para se integrar à sociedade, mais de 20 anos após chegarem à Terra. Assim, o governo do país busca transferi-los para um local distante, com barracas ao invés dos barracos das favelas - mas muitos desses ETs têm toda uma estrutura que certamente demorariam muito para refazerem em outro local.
A força-tarefa é liderada por alguém que é visto como não muito talentoso - dá a ideia de que ele só está lá por ser genro do chefe. Durante as ações de despejo, esse líder sofre um sério acidente que lhe trará sérias consequências - e revela algo que pode mexer profundamente com as estruturas dessa operação. Com isso, ele desafia tudo e todos para tentar reverter essa situação, mesmo sabendo que dificilmente terá saída, tendo que confiar em quem antes combatia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário