13.2.07

A EMBALAR A AVENIDA


Faltando uma semana para a Terça-Feira Gorda, comento os sambas de enredo para o Carnaval de 2007. Os CDs dos hinos das escolas de samba têm alguns altos e baixos, como costuma acontecer - e dá pra tirar muitas coisas boas.

O CD do Grupo Especial, obviamente, tem a melhor produção. É ordenado tradicionalmente de acordo com a colocação de cada escola no ano anterior. Nas primeiras audições, costuma-se gostar de alguns sambas e torcer o nariz para outros, mas as opiniões vão mudando com o passar dos meses e a proximidade da festa. Alguns destaques: os sambas da Porto da Pedra e do Salgueiro, pra mim os melhores do ano; Império Serrano, Grande Rio e a oportuna reedição da Estácio vêm em seguida. Vila Isabel e Beija-Flor também têm belos sambas, mas não se sabe se funcionarão na Avenida. Mangueira, Portela e Mocidade ficam num patamar intermediário. A Unidos da Tijuca não repetiu o bom nível dos anos anteriores. Viradouro e Imperatriz fizeram os mais fracos - mas na Sapucaí a história pode ser outra.

O CD duplo dos Grupos de Acesso A e B tem vários bons momentos, como ocorre há vários anos. No A, organizado aleatoriamente, os destaques são Rocinha, Arranco e Império da Tijuca. No B, organizado de acordo com a ordem do desfile, os melhores foram Unidos de Padre Miguel, Vizinha Faladeira, Independente da Praça da Bandeira e União do Parque Curicica.

No CD do Grupo C, também ordenado de acordo com a ordem do desfile (contando com a participação de duas escolas do Grupo D), destaca-se, mais do que qualquer samba-enredo, a produção caótica e modestíssima, que faz com que as faixas não sejam ouvidas direito por causa da sensação de "picotação" das músicas. Mas vale pelo registro... e pelo esforço.

Nenhum comentário: