7.2.07

FUNDO PARTIDÁRIO: AGORA, LIBEROU GERAL!

No fim do ano passado, o STF tinha rompido a cláusula de barreira, que impediria a longo prazo o funcionamento de partidos nanicos, bloqueando-lhes o dinheiro do Fundo Partidário. Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral liberou geral: mudou o critério de distribuição do próprio Fundo Partidário, permitindo que partidos nanicos e de aluguel, que elegeram poucos ou nenhum parlamentar, como os PSTUs e PCOs da vida, recebam mais dinheiro para se manterem. Enquanto isso, os maiores partidos receberão menos.

O protecionismo aos minúsculos beira o absurdo! Isso é uma afronta à democracia, pois possibilita que mais partidos ditos "alternativos" e de aluguel, sem uma ideologia ou uma plataforma definida ou que seja de fachada, sejam criados. O ideal seria que houvesse, no máximo, oito partidos num país como o nosso. Na eleição passada, uma quantidade absurda de 29 partidos concorreu a cargos eletivos.

Ao destruir a cláusula de barreira, o STF abriu a porteira para a venda de espaços na política brasileira. Agora, é agüentar as conseqüências - que, podem esperar, serão as mais nefastas possíveis para a democracia.

2 comentários:

Saramar disse...

Daniel, concordo com você. A destinação de dinheiro público para qualquer bando que se fantasie de partido é um abuso.
E agora, com mais dinheiro, provavelmente devem surgir uns 100.
Sem vergonha, sem programa, sem respeito pelo nosso trabalho.

Obrigada por visitar o Evolução.

Anônimo disse...

Queridos Amigos
Desde de cedo estou preparando uma postagem que creio ser de utilidade à todos e espero que vocês gostem.
Seu blog consta dessa minha postagem, mas espero que você descubra muito mais do que isso.
Amo todos vocês!
Beijos
SôniaSSRJ