21.3.08

QUANDO O PODER SE AUSENTA, OS MOSQUITOS FAZEM A FESTA

Mais uma epidemia de dengue atinge o Rio de Janeiro - a pior em seis anos. É o resultado do desleixo do poder público, que nunca demonstrou muita competência em problemas de saúde pública, com um certo relaxamento da população, que não se cuida como necessário.

Uma série de medidas contra a dengue acabou de ser anunciada pelos governos estadual e municipal. Entre elas, a recomendação de que crianças e adolescentes - as principais vítimas da epidemia - usem calças compridas para evitar picadas do Aedes aegypti. Só falta combinar com o forte calor que atinge o Rio, entre o fim do verão e o início do outono. No mais, as medidas são triviais demais, não deverão ser muito eficazes no combate à dengue.

Agora, uma lembrança surpreendente: o prefeito Cesar Maia afirmou que o hoje ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi demitido "por incompetência" quando secretário de Saúde do Rio, durante o segundo mandato (2001-2005) - e que, por isso, guardaria mágoas e o estaria atrapalhando. Só quero saber de uma coisa: se o prefeito usa desculpas esfarrapadas para encobrir a própria incapacidade administrativa, se o ministro é muito sortudo ao contar com um "pistolão estadual" (é ministro graças à indicação do governador Cabral ao presidente Lula), ou o governo federal é incompetente ao aceitar como ministro alguém demitido de um cargo municipal por incompetência...

Um comentário:

Frodo Balseiro disse...

Uma coisa interessante, Daniel, para não dizer estranha, é o comportamento do viajante Cabral!
Não se ouviu um pio desse senhor, que ao que se saiba, pelo menos formalmente, ainda é governador do estado.
Não tem bonzinho nessa parada, os três niveis de governo, no caso, são culpados!
Agora, o governador sambista, base de apoio do Lula, não vai falar nada, não vai dar uma satisfação ao povo carioca?