4.3.08

UMA ESPERANÇA DE CONSENSO


Recebo com certa simpatia a notícia de que o deputado federal Fernando Gabeira (PV) aceitou se candidatar à prefeitura do Rio, nas eleições de outubro. Nos últimos anos, Gabeira vem se notorizando por defender a ética na política, conquistando de vez a opinião pública depois daquele inesquecível pito no então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, há três anos. Em 2006, Gabeira foi o deputado mais votado do estado do Rio, com mais de 300 mil votos.

A simpatia existe porque, nessa candidatura, existe um projeto que muitos esperam: o de discutir a situação do Rio com responsabilidade, algo com o qual ainda não senti firmeza nos demais candidatos ao Palácio da Cidade. O Rio, nos últimos anos, virou terra de ninguém, com a crescente favelização e os parcos esforços para acabar com essa bagunça (tais problemas são melhor explicados aqui). O pior é o prefeito Cesar Maia, depois disso tudo, ainda ter a cara-de-pau de lançar como sua candidata alguém que fracassou redondamente nas eleições para o governo do estado, há seis anos. E ainda deveremos ter Marcelo Crivella, Eduardo Paes, Jandira Feghali, o candidato do PT (seja quem for)... Ou seja, diante desse quadro todo, Gabeira acaba sendo a única saída plausível.

Mesmo que não seja vitoriosa em outubro, a candidatura terá a chance de, pelo menos, iniciar um amplo debate para discutir a cidade e o que ela está sofrendo com os políticos que seus eleitores colocam no poder, além de cobrar providências constantemente do prefeito eleito. Que assim seja.

Um comentário:

Blogildo disse...

Eu ando desanimado. Não acredito que Gabeira terá alguma chance. Ele devia ter se candidatado a presidência. Ganharia notoriedade e avaliaria o cacife político. Aí sim, teria boas chances de vencer na prefeitura do Rio.
Se bem que não tenho simpatia por ele. O cara saiu do PT e não deu um pio sobre o Foro de São Paulo até hoje. Considero isso gravíssimo!