18.10.08

PRA ELES, OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS. SEMPRE


Como sabem, o candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Eduardo Paes, por pura influência do governador Sérgio Cabral Filho, é apoiado pela base do governo federal - incluindo o PT, tão detonado por Paes há dois ou três anos (quando o então deputado federal ainda era do PSDB, que atualmente apóia o adversário Fernando Gabeira, candidato do PV).

Pelo visto, se os petistas ainda guardavam mágoas do candidato de Cabral, perdoaram-no rapidinho. Dispostos a não perder a bocada na capital fluminense (onde os quatro candidatos da base do governo federal - a saber, pela ordem de colocação: Marcelo Crivella, do PRB; Jandira Feghali, do PCdoB; Alessandro Molon, do próprio PT; e Paulo Ramos, do PDT - foram derrotados de forma humilhante), os militantes do Partido da Boquinha (a única coisa verdadeira que o ex-governador Anthony Garotinho falou na vida, diga-se) abraçaram a campanha de Paes com fervor.

Esta campanha municipal no Rio está sendo marcada por panfletos que configuram propaganda negativa contra candidatos - o que é condenado pela Justiça Eleitoral. No primeiro turno, vários candidatos à prefeitura do Rio sofreram com isso - inclusive Paes. Neste segundo turno, esse tipo de crime político atinge majoritariamente Gabeira, com vários desses panfletos exaltando o "orgulho suburbano" (baseado numa crítica do candidato verde, flagrada por jornalistas, a uma vereadora de sua coligação). Pois bem: vários desses panfletos - criticando o apoio do atual prefeito, Cesar Maia, à candidatura de Gabeira - foram pagos pelo PT. Leia mais aqui.

O detalhe é que o PT nunca apitou nada pelas bandas da cidade do Rio de Janeiro - tanto que nunca elegeu um prefeito na cidade, apenas nas vizinhas como Niterói e Nova Iguaçu. Governador, zero. Só vive da eleição de Benedita da Silva como senadora em 1994 e do largo número de votos dados a Lula como presidente. No que depender das pessoas esclarecidas desta cidade, vai perder de novo.

Mas não será fácil. Não fosse a população carioca, em sua maioria, chegada a rompantes de populismo, Gabeira certamente ganharia de lavada. Como deverá acontecer em São Paulo, com Gilberto Kassab (DEM) contra Marta Suplicy. E como, pelo visto, deverá ocorrer em Belo Horizonte, com Leonardo Quintão (PMDB) bem na frente do candidato-Frankenstein Márcio Lacerda (PSB), apoiado pelo governador tucano e pelo prefeito petista. Com certeza eles devem ter pensado que teriam capacidade para eleger até um poste, exatamente como Lula, Cabral etc. pensavam até bem pouco tempo atrás...

Nenhum comentário: