5.6.07

ESTRANHA? SIM. HORRÍVEL? NEM TANTO



Ao mesmo tempo em que a chama pan-americana, acesa ontem no México, chega ao Brasil e começa a sua jornada até o Rio, foi divulgada ontem a logomarca oficial dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

À primeira vista, a logomarca (que, segundo seus criadores, visa a conquistar a juventude através do espírito de interatividade que dá a entender) é bem estranha. Muitos a acharam horrível. Eu não diria tanto a respeito disso.

As logomarcas de cada grande competição polidesportiva remetem à cultura de cada país e costumam causar estranheza inicial. O logotipo dos Jogos Pan-Americanos de 2007, por exemplo. Demorou um tempo para que fosse ser assimilado. Hoje é sucesso - muito por causa da mensagem dita, muito por causa do costume adquirido em vê-lo quase todos os dias, em peças publicitárias. Isso pode muito bem acontecer com o logotipo dos Jogos de Londres.

E ainda há a vantagem da alta usualidade - pela primeira vez, o mesmo símbolo será usado tanto nas Olimpíadas quanto nas Paraolimpíadas. A única diferença será a substituição do símbolo do COI (o dos cinco anéis) pelo do Comitê Paraolímpico Internacional. Aliás, há um alto intercâmbio entre os comitês organizadores dos Jogos e dos Parajogos: em 2007, por exemplo, a mascote será a mesma, tanto no Pan quanto no Parapan do Rio.

Falando em mascotes, principalmente depois da divulgação da logomarca, há uma grande expectativa quanto à mascote dos Jogos de Londres. A maior de todas foi o ursinho Mischa, dos Jogos de Moscou, em 1980. A última mascote olímpica com algum carisma foi o cachorrinho Cobi, das Olimpíadas de Barcelona, em 1992... Desde então, mascotes insípidas e perfeitamente esquecíveis.

2 comentários:

patricia m. disse...

Eu achei feio, hehe. E nao sou da epoca dos Jogos de Moscou, entao esse ursinho nao esta com nada.

Eu so consigo me lembrar do Naranjito, mas ele era mascote da Copa do Mundo no Mexico.

Se fosse na Alemanha, poderiam usar o Knust, nao? Hahahahaha.

patricia m. disse...

Depois, lendo mais reportagens, foi que descobri que o simbolo nada mais eh do que o numero 2012. Como li alhures, parece uma estrutura desmoronando em direcao ao centro. Boa para as epocas atuais de terrorismo.