21.11.07

ABSURDOS (OU NÃO) DE UM BRASIL VARONIL

Os últimos dias estão sendo pródigos em assuntos que mostram o absurdo que está o país nos dias de hoje. Três deles, porém, chamam a nossa atenção.

É notório que o Brasil anda violento. É óbvio que o país precisa de segurança. Mas o azar de um turista italiano que morreu atropelado por um ônibus enquanto o assaltante fugia, na orla de Ipanema, superou todas as marcas de ineficiência do poder público. A polícia está à caça do bandido, que é integrante de uma conhecida gangue que atua usando bicicletas na região. Não se sabe se os policiais obterão sucesso. Mas sabe-se que o caso é mais uma mancha no já combalido turismo no país.

Na semana passada, o caso do homem que matou a ex-namorada, suicidando-se logo depois, num município paulista também chocou o país. Isso aconteceu depois que ele a manteve refém por onze horas. O detalhe é que ele era reincidente: saíra da cadeia, amparado por liminar. Ele tinha sido preso exatamente por tê-la feito refém antes, por cinco horas.

Mas o absurdo dos absurdos ocorreu no Pará. Uma jovem (presume-se que seja uma menor de 15 anos), depois de cometer um roubo, acabou dividindo uma cela com 20 homens. Os policiais que fizeram isso não devem ter previsto, mas evidentemente ela sofreu abusos sexuais em troca de comida, dentro da cadeia. Depois, uma reportagem afirmou que a presidiária teria 20 anos. O que não faz diferença nenhuma, visto que, menor ou não, ela deveria estar numa cela separada. Mas estamos no Brasil...

Nenhum comentário: