28.11.07

DEU CHABU? É SÓ IMPLODIR



Dois verdadeiros desastres dão mostra de como o Brasil está longe de ter jeito um dia. No Pará, como todos sabemos, uma jovem de 15 anos (completará 16 no mês que vem), acusada de furto, foi presa e teve que dividir a cela com 20 detentos do sexo masculino. Não é preciso ter uma imaginação fértil pra deduzir o que aconteceu durante esses dias. O pior foi ter que aturar o delegado-geral da Polícia paraense dizer que a moça tinha distúrbios mentais por não se dizer menor de idade no momento da prisão (como se fizesse alguma diferença ela se maior ou menor...).

Na Bahia, no último domingo, sete torcedores morreram ao despencar da arquibancada da Fonte Nova, caindo no lado de fora do estádio, no jogo em que o Bahia confirmou seu acesso à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, ao empatar sem gols com o Vila Nova. Há meses, o estádio foi considerado o pior do Brasil, depois de vistorias em vários estádios do país, que sediará a Copa do Mundo de 2014. Não é preciso ter olho clínico para verificar que a Fonte Nova não tinha condição alguma de receber qualquer partida - quanto mais uma com grande apelo de público.

Ambos os casos têm algo em comum, além da extrema lentidão do poder público: os governos dos dois estados decidiram pela demolição, como se fosse adiantar alguma coisa. Como se a humilhação imposta à jovem presidiária pudesse ser anulada, de uma hora para outra. Como se sete vidas perdidas estupidamente pudessem ser trazidas de volta. A falta de um presídio feminino decente ou de um estádio com condições dignas mostram como o nosso país anda doente, em estado quase terminal. Isso é tão óbvio que chega a ser constrangedor. E os nossos governantes, pelo visto, não conseguem enxergar o óbvio.

Nenhum comentário: