19.10.08

GO WEST



Um fenômeno interessante é notado nas eleições municipais do Rio de Janeiro, principalmente no segundo turno. Os dois candidatos que disputam a cadeira de prefeito no Palácio da Cidade (Eduardo Paes, do PMDB, e Fernando Gabeira, do PV) parecem ter elegido a Zona Oeste da cidade como prioridade de campanha. Tanto que os dois quase não têm saído de lá.

A região, vista como a mais esvaziada em termos de recursos públicos e investimentos, assim como mais vitimada pela violência que as partes mais conhecidas da cidade, virou a grande meta para os candidatos à prefeitura. Os dois candidatos têm feito promessas e propostas para a região, garantindo que ela não ficará tão abandonada como parece a partir do ano que vem. Faltando uma semana para o pleito definitivo, a campanha na região está se intensificando cada vez mais. Isso porque tudo leva a crer que é na Zona Oeste que a eleição será decidida.

Os candidatos também têm seus motivos para caçar os votos, assim como também têm seus calcanhares-de-Aquiles. Paes foi subprefeito na região na época de Cesar Maia e Luiz Paulo Conde (lá pela metade da década passada), teve uma atuação marcante quando uma grande enchente atingiu a região - mas muitos se queixam de sua pouca presença depois de seu rompimento com Maia. Já Gabeira, que lançou sua candidatura à prefeitura em Bangu, luta contra a gafe cometida ao criticar a vereadora eleita e aliada Lucinha (PSDB), que tem base na região, quando chamou-a de analfabeta política. Mas tem marcado sua presença na Zona Oeste com suas propostas, assim como seu adversário.

Para quem se sentia à mercê do chamado poder paralelo (na mesma Zona Oeste, também há denúncias sobre milícias que exploram habitantes das favelas da região - ali, de forma mais intensa ainda -, e o tráfico também marca forte presença), as propostas dos dois candidatos são motivos de forte animação por parte do eleitorado da região. Resta saber se o vencedor cumprirá suas promessas a partir de janeiro.

Um comentário:

Muller disse...

Acho que Paes promete demais. É o velho politico que fala muito mais que faz. Gabeira é mais realista. Espero que as pessoas entendam isso. Paes fala 40 UPAs + 2000 para guarda municipal + aumentos salariais + bilhete unico no primeiro ano + tornar guarda municipal funcionarios da municipio + + + = mentiras. Não da para fazer isso espero que a Zona Oeste note verdade em Gabeira. Ele quer arrumar os postos de saude aumentando horario, primeiro vai licitar onibus (18 meses!) depois bilhete unico... Nao da para acreditar no Paes
Meu voto é Gabeira
Motivos para votar Gabeira