3.11.08

NÃO FOI POR FALTA DE OPORTUNIDADE


  • Filme: Última Parada 174 (Brasil/França, 2008)
  • Direção: Bruno Barreto
  • Elenco: Michel Gomes, Cris Vianna, Marcello Melo Jr., Gabriela Luiz, Anna Cotrim, Tay Lopez

O longa de Bruno Barreto conta a história da vida do autor do mais impactante seqüestro do país no final do século passado - o do ônibus da linha 174, no Rio, em 12 de junho de 2000. E o faz de forma original, levemente baseada nos fatos reais - cruzando duas histórias que, se não são verdadeiras, bem que poderiam ser.

O roteiro do filme, de autoria do premiado Bráulio Mantovani (o mesmo de filmes que seguem quase o mesmo tema, como Cidade de Deus e Tropa de Elite), é bem estruturado, apesar de alguns pequenos furos - como o que dá a entender que o massacre da Candelária (do qual Sandro do Nascimento, o futuro seqüestrador, foi sobrevivente) e o seqüestro do 174 ocorreram no mesmo ano. O elenco tem poucos nomes conhecidos, e isso causa mais realismo nas cenas.

Coisas que parece que só eu percebi, pois não li nenhuma nota a respeito: houve afirmações de que o filme tentava justificar que a causa da violência era a falta de oportunidades dadas aos cidadãos. Mas o que mais eu vi na película foram oportunidades dadas ao sujeito. Só não as aproveitou porque não quis, preferiu barbarizar por aí. Só não precisava levar um monte de gente junto. Tem outra coisa: ando vendo demais ou o aspira Matias de Tropa de Elite fez lambança no BOPE três anos depois de ser promovido? Afinal de contas, o ator André Ramiro aparece também em Última Parada 174, no papel do negociador do batalhão especial da polícia durante o seqüestro, no que não fez muito sucesso em sua missão.

Um comentário:

Blogildo disse...

Sacanagem! Arrumaram um jeito de macular o Bope!