13.11.08

O BONDE DO TERROR


  • Filme: 007: Quantum of Solace (Quantum of Solace, Estados Unidos/Grã-Bretanha, 2008)
  • Direção: Marc Forster
  • Elenco: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Mathieu Amalric, Judi Dench, Giancarlo Giannini, Gemma Arterton, Jeffrey Wright

O mais novo filme da mais longa franquia de ação do cinema se adapta aos novos tempos, que pedem mais ação ainda - sem trair os ideais da série, porém. Pelo visto, a tentativa foi bem sucedida, visto que em poucos momentos a aventura cessa; o filme impõe ao espectador uma tensão constante.

Pela primeira vez na série, o início de um episódio é diretamente ligado ao final do anterior - o começo, por sinal, é demolidor, com uma frenética perseguição a James Bond por estradas italianas. O agente secreto, aliás, está mais bruto e cru que as mais "classudas" versões anteriores. Ele está movido pelo instinto de vingança causado por circunstâncias ligadas ao filme anterior, e encontra alguém que sente o mesmo que ele. É essa ligação que conduz os destinos do filme, até o seu final.

Alguns dizem que Bond está mais amargo do que nunca. Eu diria que é o sinal dos tempos. O comunismo não é mais o principal alvo do agente britânico, por razões óbvias. O mote principal deste filme é a sede de poder que move os seres humanos de má índole. E haverá mais coisas importantes com que Bond certamente irá se preocupar no futuro.

Nenhum comentário: