26.11.08

NOITES INFELIZES



  • Filme: Feliz Natal (Brasil, 2008)
  • Direção: Selton Mello
  • Elenco: Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Paulo Guarnieri, Graziella Moretto, Lúcio Mauro, Fabrício Reis

A estréia do ator Selton Mello na direção de um longa-metragem se deu num filme que parece difícil de entender à primeira vista, mas merece um olhar poético do espectador.

Um homem cuja vida é um caos, que vive às turras com o irmão, é desprezado pelo pai e tem a mãe à beira da loucura passa a noite de Natal em família, momento em que só falta se perguntar o que faz ali. Arrependido, vai se encontrar naquela mesma noite com amigos que não via há tempos, buscando esquecer sua vida tão tumultuada, repleta de momentos ruins e difíceis de esquecer.

O enredo dá margem a diversas interpretações e faz o espectador questionar o que teria acontecido para o protagonista viver às sombras de sua própria consciência. Isso está subentendido no filme, cabe a quem assistir perceber o que é.

O próprio visual do filme dá uma sensação de impotência do ser humano. A fotografia aparentemente granulada dá a sensação de enfraquecimento do homem diante dos fatos da vida. Isso tudo constrói um filme denso e, como disse, difícil de ser compreendido à primeira vista. Porém, de todo modo, um belo filme.

Nenhum comentário: